quarta-feira, 15 de julho de 2015

Alimentos que nos deixam mais felizes



Alimentos que nos deixam mais felizes:





• Aveia, produtos a base de soja, peixes e frutos do mar, aves, leite e derivados (iogurte desnatado, queijo branco), carnes magras, peru, vísceras, cereais, grãos, biscoitos e massas integrais, leguminosas (feijões, lentilha), açúcar mascavo, rapadura, levedo de cerveja, mel, frutas (caqui, figo, banana, melancia, mamão, abacate,limão, laranja e tangerina, pinha e abacate), ovos, nozes, castanhas, sementes de gergelim e girassol, tâmara, amendoim , óleos de linhaça e canola, vegetais de folhas verdes, nabo e rabanete, pimentão, alface, alcachofra e chicória.

O gengibre ajuda a excretar toxinas.
Noz moscada e canela possuem um leve efeito termogênico.

* Chocolate - Contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina; bem como, minerais cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta no período pré-menstrual, menopausa). Aumenta a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento.

*Aveia – Contém altas doses de triptofano (libera a serotonina), selênio ( produção de energia).

*Banana Madura - Contém duas substâncias que melhoram o humor: carboidratos, que estimulam a produção de serotonina e vitamina B6, que garante mais energia.

*Brócolis - Rico em ácido fólico, importante para a liberação da serotonina, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto é essencial para as gestantes.

*Espinafre e Folhas Verde-Escuras - Ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A e C. Fontes complexo B, que ajuda a manter o Sistema Nervoso tranquilo.

* Frutas Oleaginosas - Nozes, castanhas, amêndoas e a castanha-do-pará. Diminuem o stress (contêm o antioxidante selênio).

* Laranja, Maracujá e Jabuticaba- Altas doses de vitamina C (prevenção de cansaço, stress e defesas do organismo).

* Leite- Contém triptofano, precursor da serotonina, produz efeito relaxante na musculatura.

* Ovos – Substâncias da memória e bom humor (tiamina, niacina e vitaminas do complexo B).

*Peixes e Frutos do Mar - Ricos em minerais imprescindíveis à atividade cerebral (selênio). Combatem o cansaço e ansiedade.
Ostra é rica em zinco (bom humor).

* Pimenta- A capsaicina – substância presente na pimenta – leva à produção de endorfina (endo = interno e morfina analgésico).

É um neurotransmissor – efeito analgésico, controle das reações corporais às tensões, regula algumas funções do Sistema Nervoso Autônomo (contrações da parede intestinal), melhora o humor e proporciona a sensação de euforia.

● Endorfinas - Analgésico Natural – Moléculas produzidas pelo organismo (especialmente, pela hipófise e hipotálamo).
Produz sensação de bem-estar e tranqüilidade, podendo inibir o stress.
É o que leva os atletas a sentirem tranqüilidade e paz, após atividades físicas.
Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após exercícios (maratonas).
Sua produção ocorre mediante estímulos endógenos (comer determinados alimentos) ou exógenos (exercícios físicos,massagens, sol,etc.)

* Sementes de Abóbora e Girassol – Ricas em triptofano (manutenção do bom humor e do sono).

* Alface- Lactucina (talos e folhas) efeito calmante (remédio contra insônia). Contém vitamina A, niacina, C e os minerais cálcio, fósforo e ferro.



Evitar

● Açúcar Refinado
● Desestabiliza e produz hipoglicemia reativa – estado de queda de glicose – associada à falta de disposição física e mental, nervosismo e depressão.
●Rouba nutrientes importantes para o metabolismo energético (vitaminas do complexo B, que possuem ação anti – stress).

● Cafeína - Excesso, causa a perda de vitaminas do complexo B e impede a absorção do ferro, zinco e magnésio.

● Álcool - Rouba nutrientes essenciais ao metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário