sexta-feira, 27 de março de 2015

Qual a importância das mudanças?



 
A física quântica nos comprova, já que somos ocidentais pragmáticos e precisamos de comprovações, que o Universo move-se em permanente mudança, o fluxo ininterrupto da vida tem sua expressão mais perfeita no alternar do dia e da noite e na sequência das estações. Estamos sempre envolvidos entre o início e o fim das mudanças, já que este é um processo constante e infinito.
Como um “dínamo” a sociedade atual gera uma “energia” incrível. Nós não vemos mais o tempo passar. As horas, os dias, os meses, os anos, passam com uma velocidade incrível. O maior risco que corremos é ficarmos esperando para ver o que vai acontecer. Num mundo em extrema mudança, a atitude correta das pessoas é mudar;
A adaptação a essa realidade de dinamismo, instabilidade e evolução é fundamental para o sucesso de qualquer pessoa.
A atitude mais difícil do mundo é mudar. A segunda é mudar pela segunda vez. Da terceira vez em diante a gente toma gosto e a vida se transforma num celeiro de oportunidades sempre que a iniciativa, a ousadia e a ação tomam o lugar da procrastinação.
Começamos a perceber que as coisas podem - e devem ser diferentes. O homem, como parte integrante do Universo, também tem sua vida regulada por ciclos alternados de prosperidade e escassez, movimento e paralisia, alegria e tristeza, amor e dor.
Você está contente com sua vida? Sente-se feliz, realizado? Pois mude sua realidade, e comece essa mudança a partir de agora. Decida-se por ela, porque o germe dessa mudança está ao alcance de suas mãos, aí, bem dentro de você.
Olhe para trás. Volte cinco ou dez anos. Como você era? Não me refiro somente aos seus aspectos físicos, que inquestionavelmente devem ter mudado. Refiro-me também às suas atitudes, à sua forma de pensar, à sua capacidade de reagir às emoções, e tudo mais que diz respeito à mente e ao espírito. Quando você compara quem você é hoje com quem você era no passado, que diferenças positivas e negativas pode perceber? Eu não sei se esse balanço tem saldo positivo ou negativo e também não posso saber se você evoluiu como pessoa. A única certeza é que voce mudou.
Temos a tendência natural de evitar imprevistos e mudanças, como se fosse uma ameaça. A melhor forma de nos libertarmos deste medo é aceitar as mudanças como oportunidades de crescimento em nossa jornada evolutiva.
Uma das palavras mais utilizadas, e talvez desgastadas, deste novo milênio é “mudança” e você já deve está cansado de saber disso. Mas a grande questão sobre “mudança” é que ela transcendeu a própria palavra e se tornou um apelo permanente na vida das pessoas e organizações. Hoje o seu significado evoluiu e ganhou ainda mais complexidade se ligando à ação. Então, o grande chamado diário agora é: Mexa-se!
Não basta apenas perceber a mudança e ser reativo, estamos em outro patamar, temos de ser pró-ativos e nos tornarmos catalisadores de mudança.
Estive refletindo a respeito do comportamento das pessoas frente aos inúmeros desafios de mudanças atuais. Um provérbio Chinês afirma que “antes de começar o trabalho de mudar o mundo, dê três voltas em torno de sua casa”. Isto sugere que antes de pensar em mudar a empresa, o País, a comunidade através das mais diversas teorias de gestão, as pessoas necessitam olhar à sua volta, avaliar seus comportamentos frente a si mesmo, rever suas práticas e posturas diante dos desafios pessoais e avaliar se há coerência entre suas atitudes e os princípios que estão implementando.
A mudança começa por você.
Comece pelo seu quarto, ele é organizado, você encontra suas roupas no guarda-roupa ou deixa tudo jogado.Pergunte ao seu filho que tipo de Pai você é, a sua esposa ou marido que tipo de companheiro você è; não é casado e não tem filhos pergunte então aos seus Pais que tipo de filho você é.
As modificações necessárias e fundamentais dificilmente são operadas lá fora, exteriormente. No entanto, quando o ser humano realmente se desprende das amarras do egoísmo e do orgulho, do comodismo e de atrelar-se a condicionamentos exteriores, ancora-se na sabedoria interna que o estimula a mudar a si mesmo.
A mudança exige autoconhecimento, coragem e determinação.
No seu livro “Coragem, o prazer de viver perigosamente” Osho fala sobre a coragem “A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz cor, que significa coração. Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas - com teologia, conceitos, palavras, teorias - e do lado de dentro dessas portas e janelas fechadas, eles se escondem”.
"Ao longo da Era Moderna, o homem crescentemente adquiriu consciência sobre sua capacidade de controlar a natureza e seu próprio destino. Entrar em contato com os limites dessa capacidade vem se mostrando uma experiência angustiante”.

 Estamos descobrindo que não temos tanto poder assim, a mudança é inerente a nossa vontade.
E isso, claro, nos deixa muito assustado.
Somos seres essencialmente controladores e dogmáticos, aonde impera o dogmatismo, distanciam-se ou afastam-se a flexibilidade e a flexibilização.
Um bom exemplo seria a televisão. Quando os programas de uma ou de outra emissora são desinteressantes, basta desligar ou trocar de estação.
Agora imagine a seguinte situação, ouvir ou a ver algo que não lhe interessa ou lhe é prejudicial, sem tomar providência alguma, por falta de iniciativa? Limitando-se apenas a reclamar e a lamentar? Quantos programas televisão sem valor algum estão no ar roubando o tempo dos menos avisados ou desinteressados em seu próprio progresso intelectual? Utilize o seu direito e mude de canal. Fuja do comodismo e da indiferença. Não adote a atitude de que “tem que ser assim” ou de que “nada mais se pode fazer”. Ou ainda a de que “ninguém pode melhorar a situação. É melhor deixar como está”.
Faça uma analogia do exemplo acima e a sua vida.
O que está lhe impedindo de mudar de canal em sua vida? Você é o responsável pela programação dela, se não está como deseja.Mude.
A consciência de que as mudanças são parte indissociável da existência humana traz, como consequência, a convicção de que os obstáculos e dificuldades, por pior que se apresentem, inevitavelmente passarão.




 Mudar para alguns é fácil, para outros nem tanto assim.
Mas afinal, qual é a importância das mudanças? Por que essa palavrinha assusta tantas pessoas?
Por mais que você não queira, nós mudamos o tempo todo, dia após dia sofremos mudanças como uma montanha lapidada pelo vento. Só que às vezes as tempestades vêm e nós sofremos grandes mudanças. E mesmo que você não queira, pode ser que a vida as imponha.
À medida que vamos conhecendo novas pessoas, tendo novas sensações e novos sentimentos, sofremos mudanças, mesmo que quase imperceptíveis, são mudanças e elas fazem parte da superação de mudanças que por vezes nos fazem sentir completamente sem vida.
Não é fácil quando nos deparamos com mudanças que não nos levam a um lado bom da situação. 
Ao enfrentar a dor com a morte do meu irmão, eu não conseguia entender porque uma pessoa com 21 anos tinha que morrer. Até hoje não entendo e talvez eu passe a vida me questionando. 
Mas um fato sobre essa situação foi o quanto eu me tornei mais forte e apaixonada pela minha família.
Somos muito confusos, olhamos um pouco a frente e ficamos desesperados quando está tudo escuro, mas existe algo chamado confiança e somente isto poderá lhe permitir avançar um pouco mais sem ter
medo de mudar. Nem toda situação é ruim, mas ela também pode não lhe parecer boa.
É preciso, sobretudo entender que seja lá qual for à situação ela passará. É preciso ter coragem para querer mudar. Mesmo que seja assustador, as mudanças são necessárias e acredito que naturalmente
mudamos o tempo inteiro porque estamos aqui para isso.


 

 

O momento histórico mágico da mudança chama-se: Agora! Mexa-se!

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário