quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como estimular minha capacidade de aprendizagem?




Os neurocientistas, psicólogos, filósofos, pedagogos, professores fazem muitos estudos e pesquisas relacionadas ao cérebro e seus mecanismos relacionados ao aprendizado. Uma interessante experiência realizada pela Dr. Marian C. Diamond, neuroanatomista e professora de Biologia da Universidade de Berkeley na Califórnia, nos mostra como precisamos dos mais variados estímulos para que a nossa capacidade cognitiva (de aprendizado) se desenvolva com muito mais potencial.
Saiba como tirar o melhor proveito dos estudos.
Na experiência, a médica colocou dois ratos em gaiolas distintas. Em uma deixou o animal em um espaço vazio, apenas com água e comida, e outro ficou num ambiente com rampas, rodas, objetos coloridos e que chamavam a atenção, além de comida e água. Notou-se que o rato da gaiola “sem estímulos” teve um baixo desenvolvimento enquanto o da gaiola com os “brinquedos” teve um elevado aumento de células nervosas. Isso comprova que um estudante que é estimulado obtém melhores resultados.
Estimule seus estudos utilizando os seus sentidos, por isso saiba como estudar Raciocínio Lógico para Concursos. Separe as matérias por cor. Faça resumos de fórmulas matemáticas em folhas amarelas, por exemplo, e espalhe pela casa, coloque atrás das portas, no espelho, na porta da geladeira, na parede do banheiro. Estude não apenas com livros e apostilas, mas faça uso de vídeo aulas, áudio aulas, questionários e jogos no computador.
Os maiores estímulos que um ser humano pode receber são através dos olhos e dos sons, mas somos muito mais visuais do que auditivos.
Para quem tem dificuldades com raciocínio lógico ou matemática, bons estimuladores são os jogos como: xadrez, dominó, baralho e jogos de tabuleiro em geral. Se o problema for com as letras, leia bastante revistas, jornais, gibis, livros com histórias ilustradas, faça muita palavra cruzada e estude sempre com um bom dicionário de português ao lado. Tenha uma boa alimentação e beba bastante água para ter mais disposição para estudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário