quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Milagre do Chá de Folhas de Amoras e suas Inúmeras Funções.


Opinião: O Milagre do Chá de Folhas de Amoras
Em um fórum localizado no site Notícias Naturais, encontramos um relato muito interessante sobre os benefícios do chá da folha de amora, escrito por uma usuária de codnome Aspirina.
Pesquisamos na net a veracidade dos fatos e resolvemos replicar este texto em nossa fan page.
Relato pessoal - Demorei para fazer essa postagem porque queria primeiramente me certificar de que minha melhora se deu mesmo por conta da inclusão desse chá no meu dia-a-dia. Agora, depois de três semanas tomando-o à toda hora (gelado), posso afirmar, sem nenhuma dúvida, de que ele realmente tem as propriedades que os japoneses relataram em seus estudos.
Eu estava atravessando um período de desânimo absoluto, faltava vontade para executar tarefas mínimas, e o pior era não ter mais aquela sensação natural de expectativa positiva, aquela esperança que brota em nosso íntimo quando temos um bom projeto e queremos colocá-lo em execução. Estava tão mal que, mesmo os meus projetos tendo sucesso e sendo elogiados, mesmo tudo dando certo e com a obtenção dos resultados, eu ainda estava mergulhada naquela falta de alegria, numa apatia tão grande que sequer conseguia desfrutar de minhas próprias realizações. A vida tinha se tornado um diário tanto faz.
Então, desmotivada e sem esperar por melhoria, eu fui pesquisar na internet sobre esses sintomas, e me deparei com um link que afirmava que a folha de amora possuía 22 vezes mais cálcio que o leite. Duvidei. Mas me interessei por dois motivos; um porque detesto leite, preciso de cálcio e não confio em cápsulas (tive péssima experiência com esses complexos vitamínicos caros, que chegaram a me causar paralisia temporária num dos braços), e segundo porque possuo um pé de amoras no quintal. Porque não experimentar?).
Fui até o quintal e peguei logo dez folhas, lavei, mergulhei na maior panela que tenho em casa, que cabe uns cinco litros de água, deixei ferver e esfriar, coloquei num jarro e deixei gelar, pois não gosto de bebidas quentes. Adocei e tomei. Logo de cara me surpreendi como o gosto e cheiro, que era muito bom, apesar de que, durante a fervura, ter exalado um cheiro de peixe, do tipo sardinhas, que empestou a casa e havia me deixado bem receosa do seu gosto.
Logo no primeiro dia me senti bem, no fim da tarde estava estranhamente disposta, e ao olhar a paisagem, achei que o dia estava lindo. Isso pode parecer um comentário exagerado, e com intenção de fazer graça, mas não é; eu literalmente não achava mais a beleza na paisagem, olhava para o mar, para as montanhas e, embora sabendo de sua beleza, sabia que havia perdido a capacidade de me deleitar com ela. Será que foi o chá?
À noite, outra surpresa; eu dormi. Literalmente apaguei sem o auxílio da TV, que sempre deixava ligada para me enfastiar e fazer adormecer. Eu dormi! E aí já acordei procurando pelo chá.
Faz três semanas hoje. Voltei a correr, a ir à praia, e o mais importante, recuperei aquela expectativa interna de que tudo posso modificar. Eu me reencontrei comigo mesma. Sério!
Posso afirmar sem medo que vocês sentirão algum efeito também. Talvez mais, talvez menos, mas certamente sentirão, porque isso ocorreu com mais pessoas da minha família, e todos estamos viciados no chá agora. Experimentem! E de preferência, plantem uma amoreira, mesmo que seja num vaso, ao invés de comprarem cápsulas.
A eficácia testada e aprovada do Chá de Amora se deu primeiramente pelo Ministério da Saúde do Japão, vindo a ser divulgado pelo Canal de Tv Japonesa NHK, após analisadas as amostras das folhas da Amora Miura, pôde-se se comprovar através de estudos que realmente ele tem efeitos poderosos para controle e prevenção sobre:
Þ DIABETES: - Possui a DNJ, Inibidora da Taxa de Glicose com a liberação Natural de insulina;
Þ RINS E FÍGADO: Melhora do funcionamento do Fígado e dos Rins, inibindo o acúmulo de gordura e colesterol nestes orgãos;
Þ OSTEOPOROSE: Ele Possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura;
Þ OBESIDADE: Inibi o acúmulo de gordura no corpo e aumenta o volume de gordura eliminada, inibindo principalmente o acúmulo de gordura nas vísceras, e evitando assim a obesidade;
Þ CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA: Por meio de melhoria das taxas de colesterol e gorduras neutras no sangue;
Þ HIPERTENSÃO: Efeito de normalização e de inibição de elevação arterial, por possuir o ácido y-aminobutírico (GABA) um hipotensor;
Þ REGULADOR HORMONAL (MENOPAUSA): Regula os hormônios atuando com eficácia nos sintomas da menopausa;
Þ IMUNIZAÇÃO AO CÂNCER: Segundo estudos e experiências as folhas da Amora tem propriedades que inibem o aparecimento/surgimento do Câncer;
Þ REGULADOR DOS INTESTINOS: Por possuir grande quantidade de fibras alimentares, e outras propriedades facilitando o trânsito intestinal e melhora da prisão de ventre. Ainda diminui os bacilos nocivos sem afetar o benéficos, mantendo a flora intestinal em boas condições.
Þ EFEITO BACTERICIDA: Estudos revelam que o Chá de Amora tem efeito de inibir a proliferação de fungos, bem como efeitos bactericida/antiinflamatórios;
Þ CALVÍCIE: Além das propriedades apresentadas acima o Chá de Amora, auxilia o tratamento e prevenção à Calvície, revitalizando a circulação no couro cabeludo, rejuvenescendo os fios, inibindo progressivamente a queda dos cabelos.


Aqui a tradução juramentada da pesquisa realizada no Japão:
http://www.chadaamoramiura.com/traducao/...entada.pdf
 

Visto também em: Notícias Naturais

Dicas e dúvidas sobre o WhatsApp




O WhatsApp é o messenger mais usado em smartphones, conhecido como  o “SMS grátis”. Ele funciona mandando uma mensagem de texto via 3G, como um e-mail, mas isso você já deve saber.

Então vamos ao que interessa. Há alguns recursos pouco divulgados que podem ajudar a usar o WhatsApp “at full power”, pra você realmente extrair o sumo do aplicativo.
Se liga nisso aqui:

Desabilitar armazenamento de imagens – Por padrão, toda vez que alguém te manda uma foto, ela é armazenada em um álbum do seu celular, seja no cartão SD ou na memória interna do aparelho.

Isso pode ser chato, não só porque ocupa espaço no seu celular, mas também porque nem todas as fotos você quer que estejam lá quando você está mostrando fotos para os seus amigos, né?

Então a solução é fácil: Vá em Configurações, Configurações de Chat e deslize para a esquerda o botão “Salvar Mídia Recebida”.

Excluí minhas conversas sem querer – Aquele momento desesperador em que você apaga tudo quando queria apenas um histórico.

WhatsApp faz backup das suas conversas a cada 24 horas. Então você precisa remover e instalar novamente o aplicativo. Após a reinstalação, você verá a mensagem
“Deseja restaurar seu histórico?”, dessa vez, clique em “sim” com bastante certeza e tudo estará resolvido.

Selecionar vários emoji de uma vez – Para ter emotions no iPhone e no Android, você precisa baixar o app Emoji. Feito isso, ele se integrará ao teclado do WhatsApp. Se você quiser selecionar vários deles de uma só vez, clique e segure o ícone do Emoji e a tela ficará aberta por bastante tempo e só fechará quando você clicar na caixa de texto novamente.

Mudei de número e o WhatsApp não – Isso é normal. Vá em Configurações, Configurações de Chat e selecione Avançado e então altere seu número.

Bloquear contato indesejado – Amigo chato todo mundo tem, se não teve, vai ter. Pra deixar esse mala de fora da sua vida, pelo menos no WhatsApp, vá em Configurações, Configurações de Chat e selecione adicione o número dele lá.

Papel de parede – Você pode personalizar as suas janelas de mensagens. Vá em Configurações de chat e escolha uma imagem para estar de fundo toda vez que você enviar uma mensagem.
OBS: Diferente do quase aposentado MSN (Windows Live messenger), o wallpaper será exibido apenas para você (e não pra quem está conversando com você) e você poderá escolher apenas uma imagem para todas as conversas, e não uma para cada contato.

Para excluir a sua conta no WhatsApp vá em Configurações, Configurações de Chat e selecioneApagar conta WhatsApp











Perguntas e dúvidas frequentes sobre o WhatsApp

O WhatsApp é, sem dúvida, um dos apps mais usados para enviar mensagens grátis com um smartphone, mas possivelmente é o que gera mais dúvidas também.

Dá para saber se alguém leu minha mensagem? Como excluir minha conta? Dá para ficar invisível? Já respondemos todas estas dúvidas no nosso Guia sobre o WhatsApp.

Mas, como o número de pessoas com as mesmas perguntas é grande, decidimos reunir as dúvidas e perguntas mais comuns sobre o WhatsApp e respondê-las aqui:
1. Não quero que um contato veja que eu tenho WhatsApp. É possível?

Não.

Mesmo se você bloquear um contato, se ele tiver o seu número de telefone você vai aparecer na lista dele. Ele só não vai ver você caso não tenha o seu celular anotado na lista de contatos dele.

Atenção: O fato que você não veja uma pessoa nos seus contatos não significa que ela não possa ver você. Se ela tiver o seu celular, você estará visível no WhatsApp dela, mesmo que você não saiba o telefone dela.
2. Posso ficar invisível no WhatsApp?

Sim.

No iPhone basta selecionar a opção de não mostrar a sua última conexão. Desta forma seus amigos não verão mais a informação "visto às 13h".

Eles só vão perceber quando você se conectou se acessarem o WhatsApp ao mesmo tempo que você estiver online.

No Android você deve ligar o modo avião antes de ler e responder qualquer mensagem e religar depois que fechar o WhatsApp, para enviar a mensagem.

Outra opção é usar o WhatShadow: um app que desliga suas conexões ao abrir o app, para não aparecer online aos seus contatos.

Atenção: Se você se conectar no WhatsApp enquanto o seu contato tiver a janela de chat aberta, você aparecerá como online, mesmo usando o iPhone.
3. Se dão o meu número velho de celular para alguém, esta pessoa poderá ver minhas mensagens e contatos do WhatsApp?

Não.

Mesmo que o WhatsApp funcione usando o seu número de celular, as informações como contatos, histórico de mensagens e arquivos recebidos são guardados no seu dispositivo.

O que pode acontecer quando você muda de número de telefone é que a pessoa com seu número antigo receba mensagens dos seus contatos, caso você não exclua sua conta do WhatsApp.

Para evitar problemas com mudanças de número, o WhatsApp recomenda o seguinte:

    Colocar uma mensagem de estado com o seu novo número.
    Enviar uma mensagem para todos os contatos informando a mudança de celular
    Apagar sua conta:

    Android: Configurações > Informações de conta > Excluir minha conta
    iPhone: Opções > Opções de conversa > Avançado > Apagar minha conta
    BlackBerry: Configurações > Informações da conta > Excluir minha conta
    Nokia: Opções > Sobre > Informações da conta > Opções > Apagar conta
    Windows Phone: Configurações > Conta > Apagar conta

Ao apagar a sua conta, todo o histórico de mensagens, informação de pagamento e grupos do WhatsApp são apagados. Isso fará que sua conta desapareça.
4. O WhatsApp é grátis ou pago?

O WhatsApp é pago.

Sempre foi e sempre será.

O que acontece é que em algumas versões você pode testar o aplicativo por um tempo (que pode durar mais de um ano), mas depois terá que pagar para continuar, mesmo que seja muito pouco.
5. Dá para apagar um contato para sempre?

Sim.

Basta tirar o número da agenda do aparelho celular e apagar o histórico de mensagens. Se você não quer que a pessoa envie mensagens, também deve bloquear o contato.

Mas lembre-se: se você tiver o número da pessoa na agenda de contatos, ela vai aparecer nos contatos do WhatsApp.
6. É possível ver se a pessoa leu a mensagem do WhatsApp?

Não.

Não dá pra saber. O famoso duplo tique verde só significa que a pessoa recebeu a mensagem. Só para lembrar:
Mensagem ainda não foi enviada     Mensagem recebida pelo servidor     Mensagem recebida no aparelho
       
7. Uma pessoa pode ver que está bloqueada?

Não.

Quando você bloqueia uma pessoa, ela continua tendo você nos contatos, mas não consegue ver a última vez que você se conectou no WhatsApp.

O contato bloqueado poderá enviar mensagens, mas elas nunca chegarão no seu dispositivo. No celular da pessoa, aparecerá apenas o primeiro tique verde.

Mas ela poderá deduzir depois de um tempo que você a bloqueou, ao ver que você não responde as mensagens, não aparece online ou as mensagens não chegam no seu celular (não aparece o duplo tique verde).

Claro que você pode falar que seu dispositivo quebrou ou que o seu WhatsApp não funciona mais...
8. É possível apagar uma mensagem ou foto do celular da outra pessoa, depois de enviada?

Não.

Você só tem a opção de apagar a mensagem do histórico do seu celular.

O máximo que você pode fazer, caso a mensagem ainda não tenha sido enviada e ainda aparecer com o reloginho, é desligar todas as conexões e apagar a mensagem antes que apareça o primeiro tique verde.
9. É verdade que o WhatsApp precisa comprovar usuários ativos?

Não.

O boato dizendo para você encaminhar uma mensagem para 10 contatos é falso. Se você receber essa mensagem pelo WhatsApp, não a repasse a outras pessoas. Se possível, gaste uns minutos para avisar quem a enviou de que se trata de uma mentira.
10. Quando convido alguém a um grupo, ela pode ler as mensagens anteriores?

Não.

A pessoa que entra em um grupo do WhatsApp só consegue ler as mensagens enviadas depois que ela foi convidada. Ela não consegue ler o histórico de mensagens anteriores.

Dicas para tratar labirintite


Exercício para tratar labirintite


Antes de mostrar como se faz o exercício, vamos falar um pouco da labirintite, pois isso vai ajudar a entender a eficácia da receita.

Labirintite é uma inflamação na região conhecida como "labirinto", que fica no interior no ouvido.

Os principais sintomas são tonturas e vertigens.


É um problema que pode prejudicar as atividades do cotidiano, pois pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

As principais vítimas desse mal são fumantes e consumidores de álcool, refrigerante, café ou chocolate.

A cafeína, a propósito, deve ser banida da vida de quem tem ou teve labirintite.

Uma vida saudável, com alimentação regrada e a prática regular de exercícios é a melhor forma de se proteger da labirintite e da maioria das doenças.

Basta observar que esta, assim como as outras, é uma doença do estresse e da falta de exercícios.

Além, claro, de equívocos alimentares, como os já referidos: álcool, refrigerante, café e chocolate.



Veja como é fácil o exercício: o primeiro passo é sentar.

Nunca faça esse exercício em pé, pois pode sentir tontura.

Enfim, é para fazer sentado.

O próximo passo é encher os pulmões com ar.

Imediatamente, feche a boca e as narinas e faça força para soltar o ar.

Quando não for mais possível segurar o ar, solte-o pela boca e nariz.

Faça o exercício duas vezes por dia.

 "O exercício desobstrui os minúsculos vasos do labirinto", ou seja, vai melhorar a circulação na região.


Não custa tentar, não é?

Mas atenção: o exercício é contraindicado para hipertensos, cardiopatas e idosos.


 ------------------------------------------------------------------------------------------------




 Receita com louro e noz-moscada combate labirintite

Labirintite é uma inflamação no interior do ouvido, precisamente na região conhecida como "labirinto".

Esse problema pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

Os principais sintomas são tonturas e vertigens.

Apesar de o problema se manifestar normalmente a partir dos 40 anos, há muita gente que sofre bem antes dessa idade.


E é preciso ficar atento: quem consome bebidas alcoólicas e fuma demasiadamente é um forte candidato a esse mal - além de medicamentos como aspirina.

Café, chocolate e refrigerantes são outros vilões.

Se você já desenvolveu a labirintite, não arrisque consumir nada com cafeína.

A verdade é que quem leva uma vida saudável, longe do estresse e da sobrecarga de atividades físicas, não tem a tendência de sofrer de labirintite.

E o que a medicina natural oferece para combater esse mal?

Existem boas receitas naturais.

A que vamos ensinar agora, por exemplo, é muito bem recomendada por quem já a fez.

Ela tem uma aprovação muito alta.

Então por que não testá-la?

Lá vai:

INGREDIENTES

1 folha de louro

1 noz-moscada

1 copo de água

MODO DE PREPARO

Raspe a noz-moscada e a coloque num copo de água fervendo junto com a folha de louro.

Algumas pessoas podem ser sensíveis à noz-moscada.

Então, neste caso, elas devem raspar uma quantidade menor, como meia noz-moscada.

Prosseguindo com a receita.

Tampe o copo e deixe esfriar um pouco.

Faça e beba esse chá três vezes ao dia e pelo tempo de três dias.

Receita com louro e noz-moscada combate labirintite

-->
Labirintite é uma inflamação no interior do ouvido, precisamente na região conhecida como "labirinto".

Esse problema pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

Os principais sintomas são tonturas e vertigens.

Apesar de o problema se manifestar normalmente a partir dos 40 anos, há muita gente que sofre bem antes dessa idade.


E é preciso ficar atento: quem consome bebidas alcoólicas e fuma demasiadamente é um forte candidato a esse mal - além de medicamentos como aspirina.

Café, chocolate e refrigerantes são outros vilões.

Se você já desenvolveu a labirintite, não arrisque consumir nada com cafeína.

A verdade é que quem leva uma vida saudável, longe do estresse e da sobrecarga de atividades físicas, não tem a tendência de sofrer de labirintite.

E o que a medicina natural oferece para combater esse mal?

Existem boas receitas naturais.

A que vamos ensinar agora, por exemplo, é muito bem recomendada por quem já a fez.

Ela tem uma aprovação muito alta.

Então por que não testá-la?

Lá vai:

INGREDIENTES

1 folha de louro

1 noz-moscada

1 copo de água

MODO DE PREPARO

Raspe a noz-moscada e a coloque num copo de água fervendo junto com a folha de louro.

Algumas pessoas podem ser sensíveis à noz-moscada.

Então, neste caso, elas devem raspar uma quantidade menor, como meia noz-moscada.

Prosseguindo com a receita.

Tampe o copo e deixe esfriar um pouco.

Faça e beba esse chá três vezes ao dia e pelo tempo de três dias.
- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2014/08/receita-com-louro-e-noz-moscada-combate.html#sthash.DJNmxNVZ.dpuf

Exercício para tratar labirintite

-->
Esta receita é de uma leitora nossa.

Ela tinha uma severa labirintite e garante que se curou apenas com este exercício.

Antes de mostrar como se faz o exercício, vamos falar um pouco da labirintite, pois isso vai ajudar a entender a eficácia da receita.

Labirintite é uma inflamação na região conhecida como "labirinto", que fica no interior no ouvido.

Os principais sintomas são tonturas e vertigens.


É um problema que pode prejudicar as atividades do cotidiano, pois pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

As principais vítimas desse mal são fumantes e consumidores de álcool, refrigerante, café ou chocolate.

A cafeína, a propósito, deve ser banida da vida de quem tem ou teve labirintite.

Uma vida saudável, com alimentação regrada e a prática regular de exercícios é a melhor forma de se proteger da labirintite e da maioria das doenças.

Basta observar que esta, assim como as outras, é uma doença do estresse e da falta de exercícios.

Além, claro, de equívocos alimentares, como os já referidos: álcool, refrigerante, café e chocolate.

O Cura pela Natureza já publicou ótimas receitas naturais para tratar labirintite.

Uma delas é esta <AQUI>

A que vamos ensinar agora, porém, é muito mais simples.

É mais simples porque é apenas um exercício.

A dica é de uma leitora.

Veja como é fácil: o primeiro passo é sentar.

Nunca faça esse exercício em pé, pois pode sentir tontura.

Enfim, é para fazer sentado.

O próximo passo é encher os pulmões com ar.

Imediatamente, feche a boca e as narinas e faça força para soltar o ar.

Quando não for mais possível segurar o ar, solte-o pela boca e nariz.

Faça o exercício duas vezes por dia.

A leitora garante que esse exercício resolve o problema e dá sua explicação: "O exercício desobstrui os minúsculos vasos do labirinto", ou seja, vai melhorar a circulação na região.

A receita, enfim, é muito simples.

Não custa tentar, não é?

Mas atenção: o exercício é contraindicado para hipertensos, cardiopatas e idosos.
- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2015/02/exercicio-para-tratar-labirintite.html#sthash.73ejGV0p.dpuf

Exercício para tratar labirintite

-->
Esta receita é de uma leitora nossa.

Ela tinha uma severa labirintite e garante que se curou apenas com este exercício.

Antes de mostrar como se faz o exercício, vamos falar um pouco da labirintite, pois isso vai ajudar a entender a eficácia da receita.

Labirintite é uma inflamação na região conhecida como "labirinto", que fica no interior no ouvido.

Os principais sintomas são tonturas e vertigens.


É um problema que pode prejudicar as atividades do cotidiano, pois pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

As principais vítimas desse mal são fumantes e consumidores de álcool, refrigerante, café ou chocolate.

A cafeína, a propósito, deve ser banida da vida de quem tem ou teve labirintite.

Uma vida saudável, com alimentação regrada e a prática regular de exercícios é a melhor forma de se proteger da labirintite e da maioria das doenças.

Basta observar que esta, assim como as outras, é uma doença do estresse e da falta de exercícios.

Além, claro, de equívocos alimentares, como os já referidos: álcool, refrigerante, café e chocolate.

O Cura pela Natureza já publicou ótimas receitas naturais para tratar labirintite.

Uma delas é esta <AQUI>

A que vamos ensinar agora, porém, é muito mais simples.

É mais simples porque é apenas um exercício.

A dica é de uma leitora.

Veja como é fácil: o primeiro passo é sentar.

Nunca faça esse exercício em pé, pois pode sentir tontura.

Enfim, é para fazer sentado.

O próximo passo é encher os pulmões com ar.

Imediatamente, feche a boca e as narinas e faça força para soltar o ar.

Quando não for mais possível segurar o ar, solte-o pela boca e nariz.

Faça o exercício duas vezes por dia.

A leitora garante que esse exercício resolve o problema e dá sua explicação: "O exercício desobstrui os minúsculos vasos do labirinto", ou seja, vai melhorar a circulação na região.

A receita, enfim, é muito simples.

Não custa tentar, não é?

Mas atenção: o exercício é contraindicado para hipertensos, cardiopatas e idosos.
- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2015/02/exercicio-para-tratar-labirintite.html#sthash.73ejGV0p.dpuf

Quem ajuda mais tem mais chances de subir na carreira




Um novo estudo feito pelo Insper, de São Paulo, com mais de 100 profissionais mostra que ajudar colegas de trabalho produz efeito positivo na construção de uma rede de contatos.
Segundo a pesquisa, o exercício da cidadania organizacional — que o Insper define como a disposição a dar um apoio que excede o escopo do trabalho para beneficiar a companhia ou um funcionário — pode contribuir para que o profissional que prestou o auxílio seja recomendado por colegas em projetos e vagas de trabalho.
De acordo com o estudo, atitudes positivas direcionadas a uma equipe funcionam melhor do que gestos direcionados a apenas uma pessoa. "Funcionários confiam mais em quem olha para a coletividade", diz Sean White, psicólogo e especialista do núcleo de carreiras do Insper, um dos responsáveis pela pesquisa.
Em sua opinião, é importante prestar atenção nas demandas do grupo para reforçar contatos. Relações estabelecidas fora do ambiente de trabalho, como em happy hours, encontros em associações, clubes ou igrejas, também conduzem à recomendação.
"Quem se doa para os outros tende a ter um crescimento mais rápido", afirma Fernando Schmitt, diretor de unidades regionais da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham). Segundo ele, a con­s­ciên­­cia de que a aprendizagem do grupo importa mais do que a individual é uma das características dos profissionais de sucesso.
"Meu lema é fazer para ter, pois nada vem de graça", diz Felipe Siqueira, de 33 anos, controller da subsidiária uruguaia da White Martins, fornecedora de gases industriais. Felipe diz que o segredo de manter bons relacionamentos no trabalho (e fora dele) é o comprometimento com a empresa e com os colegas de trabalho.
A receita também exige que o profissional não espere retorno imediato por sua benevolência. Para chegar aonde chegou, Felipe assumiu alguns desafios e sempre manteve a disposição para contribuir. Em 2011, quando era gerente interino de controles internos na White Martins no Brasil, resolveu ser voluntário em um projeto da empresa na Venezuela, já que nenhum dos executivos convidados aceitou ir. Não haveria aumento de salário nem promoção, e ele teria de embarcar em uma semana. 
"Decidi ir para contribuir e mostrar que estou disposto a assumir desafios", afirma. Deu certo. Depois de três meses, ele voltou para o Brasil e assumiu a gerência de uma nova área. Após um ano, foi convidado a gerenciar todas as áreas­ ligadas a finanças na unidade da empresa no Uruguai.
Mas nem sempre essa ajuda exige sacrifícios. Ela pode estar em pequenos gestos, como orientar alguém a organizar melhor suas pastas de e-mail ou se oferecer para marcar reuniões e almoços. "Quando você se mostra solidário, ganha notoriedade.
É como se estivesse acumulando créditos para outros projetos", diz José Augusto Minarelli, presidente da Lens & Mi­narelli, consultoria em recolocação e aconselhamento de carreira, de São Paulo. Quanto mais disposição você tiver em ajudar o outro e em pensar além de sua área, mais as pessoas vão confiar em você e lembrar seu nome na hora de um novo trabalho. No fim, todos ganham.
Como contribuir
Quatro atitudes que reforçam a chamada cidadania organizacional
1 Esteja disponível
Para se destacar, é necessário ter disposição para ajudar os demais. A capacidade técnica importa, mas o profissional que vai além de sua função pelo bem-estar do grupo cresce muito mais do que aquele igualmente capacitado que apenas age dentro de sua área.
“Colocar-se no lugar do outro deve permear tudo o que fazemos”, diz Christiano Bergman, de 40 anos, gerente de pós-venda da Bematech, empresa de automação comercial de Curitiba, que no dia a dia costuma agir dessa forma.
Segundo ele, existem muitas ações que podem facilitar a vida de quem trabalha na mesma empresa, como se mostrar disponível para tirar eventuais dúvidas sobre prazos, custos e processos e sempre entregar um trabalho bem-feito.
2 Faça aquilo que ninguém quer fazer
Sabe aqueles trabalhos mais operacionais que ninguém quer fazer, como marcar reuniões ou almoços e reservar salas para eventos? Solidarizar-se para ajudar nessas tarefas mostra que você olha para a empresa de forma geral e não se importa em fazer atividades mais técnicas. Outra sugestão interessante é auxiliar as pessoas a realizar essas tarefas de maneira mais rápida, se você tem facilidade para isso.
“Sempre há um atalho que pode facilitar a vida de alguém. O Excel, por exemplo, possibilita concluir praticamente qualquer estudo de demanda, venda, controle e resultado”, afirma Victor Vieira, de 27 anos, gerente da rede de prestadores da Fácil Assit, empresa de assistência 24 horas, de São Paulo. 
3 Compartilhe conhecimento 
Se você tem domínio sobre algum processo, como redigir propostas e navegar nas redes sociais, ou tem facilidade em um segundo idioma, e percebe que um colega está com dificuldade, tente ajudá-lo.
Não se trata de fazer por ele, e sim de orientá-lo. “O que para alguém é uma dificuldade, para você pode ser algo simples”, afirma Fernando Schmitt, diretor de unidades regionais da Amcham Brasil. Por que não ajudar um colega a finalizar uma planilha? Isso gera empatia.
4 Saiba receber 
Seja atencioso com quem chega à empresa ou muda de área. Mostrar como são os projetos e apresentar as pessoas são atitudes simples, mas que mostram solidariedade.
Quando ainda estava na sede da White Martins no Brasil, Felipe Siqueira se lembra de ter trabalhado mais para ajudar uma funcionária que havia acabado de trocar de área. “Ela ainda precisava dar atenção ao antigo setor. É uma troca”, diz Felipe. “Quando precisei, também obtive ajuda.” 
Fonte: Revista exame

quarta-feira, 29 de abril de 2015

FICAR EM CIMA DO MURO POR OMISSÃO, APATIA, INTERESSE PESSOAL OU POR PURO E SIMPLES EGOÍSMO.



Por: Roberto Romanelli Maia

Qual o papel da amizade, da dignidade, do caráter, da lealdade e da autenticidade, na atual civilização humana e nas relações interpessoais?
São os livros, os jornais, o cinema, a televisão e a net que, sem nenhuma dúvida, incentivam, vendem e preconizam o uso da falsidade, da omissão, da covardia, do ficar e estar em cima do muro, ao invés de mostrarem a importância da lealdade, e da luta justa pela verdade dos fatos e pela justiça.
Como entender que a maioria se omita ou que seja indiferente a tudo o que acontece a sua volta, quando se trata de algo que possa dar trabalho, criar problemas ou dificuldades, ou significar a defesa de quem é indefeso e não conta, quase sempre, com nenhum apoio nem nenhuma ajuda?
Sim, vivemos num mundo onde muitos preferem viver repetindo frases feitas como estas: não me meto no que não me afeta; não me meto no que não me interessa; não me meto nos problemas alheios; não me meto em coisas que não me atingem, etc.
Mas quase ninguém se pergunta: terá nossa civilização nascido e se desenvolvido para que cada um pensasse apenas em si mesmo ou nos poucos que estão ao seu lado e que pertencem ao seu círculo familiar ou de amigos?
É a pergunta que não quer calar e que deveria merecer de todos a mais profunda reflexão.
A realidade é que não vivemos isolados, nem em ilhas, sozinhos.

O homem é essencialmente um ser comunitário, que necessita da companhia de outros para uma vida sadia e para que a sobrevivência da espécie possa ter a sua continuidade natural.

E que por pior que seja a família, a sociedade, a comunidade e o mundo onde vivemos, viver dentro delas sempre melhor que viver cercado por uma permanente solidão.
Sim, nenhum ser humano se completa em si mesmo, nem se basta, e nem prescinde do outro para viver.
E se em alguns momentos necessitamos de algum tipo de solidão e de afastamento de uma maior convivência social, familiar ou comunitária, estes momentos serão exceção e nunca a regra, para a grande maioria de nós.
Cabe, portanto, uma reflexão mais séria e necessária, para entendermos que a omissão, a passividade ou a indiferença, ao que se passa com os outros a nossa volta, está longe de ser uma solução para nossos próprios problemas, ou para nossa vida como um todo.
E essa é uma forma de pensar e de agir, que traz somente conseqüências negativas futuras, que podem comprometer o equilíbrio e a harmonia, tão imprescindível no âmbito familiar e naquele, social.
Sim, ser solidário e justo não é um favor, mas uma obrigação para consigo mesmo e para com os outros!
E ser partícipe dos problemas e das dificuldades que a família, a sociedade, a comunidade e o mundo passam, como nunca na história humana, não são favores que se fazem e sim necessidades básicas e fundamentais, pessoais e da coletividade, para que esse mundo não se destrua e com ele, o ser humano não desapareça, como se nunca tivesse existido.
VALE UMA REFLEXÃO!
 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dicas para divulgar sua marca




As maneiras de baixo custo para divulgar sua marca


                                                                      Por Silvio Koiti Sato

A comunicação de marca é fundamental para o desenvolvimento de um negócio, não importa o seu tamanho. Atualmente, marcas são mais que um logotipo ou uma identidade visual que remete a um produto, serviço ou organização. Marcas representam visões de mundo, valores e significados que precisam ser gerenciados pelas empresas como ativos intangíveis que diferenciam, atraem e trazem valor adicional.

É preciso reconhecer que a comunicação se torna cada vez mais complexa em função do bombardeio de mensagens a que todos estamos submetidos durante todo o dia. Tendo um smartphone com acesso à Internet, existem tecnologias que permitem criar, editar e divulgar conteúdos com fotos, vídeos e textos instantaneamente.

Isto trouxe possibilidades amplas de comunicação que se abriram para todos, beneficiando indivíduos e também as pequenas e médias empresas, que não dispõem dos orçamentos gigantes de comunicação de organizações e marcas globais.

Entretanto, é preciso entender que tecnologias são ferramentas que devem ser escolhidas e utilizadas a partir de uma estratégia de comunicação adequada para a marca. O planejamento desta estratégia deve obedecer alguns passos:

1. Saiba com quem você quer falar
Antes de escolher ferramentas e ações de comunicação, é preciso saber quem é seu público, como ele se comporta e o que espera da sua marca. Procure ações focadas no seu alvo e evite dispersão do investimento.

Por exemplo: uma marca que atua e atende a um público de um determinado bairro, pode utilizar ações que privilegiem a variável geográfica, fechando parcerias com estabelecimentos, veículos e entidades da região e reforçando os laços com a comunidade local.

Em muitas ocasiões, o básico e o que parece mais simples e óbvio podem funcionar melhor ou serem mais adequados ao que a marca precisa num determinado momento.

2. Seja original e fiel à sua identidade
Saiba quem você é para se diferenciar e comunicar sua mensagem de forma relevante e original. Não tente copiar outras empresas e ser o que não é, inclusive em suas estratégias de divulgação. Não é porque seu concorrente utiliza uma rede social ou um determinado veículo de comunicação que você deve usar também.

Não siga receitas de bolo em comunicação, use o mix de ferramentas disponíveis de acordo com os objetivos e estágio de desenvolvimento de sua marca.

E saiba que tudo comunica: uma embalagem, um contato telefônico ou atendimento pessoal podem falar mais sobre sua marca do que uma campanha publicitária inteira.

3. Use o digital a seu favor
Há quem diga que o que não está na Internet não existe. Como vimos, o digital representa uma revolução que beneficia as pequenas e médias empresas em sua comunicação. É possível utilizar este ambiente para fins diversos, como atendimento, vendas e divulgação da sua marca.

Insira o digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, passando pela criação de perfis em redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Instagram.

É possível também entender melhor seu consumidor a partir do que ele está falando sobre a marca de forma espontânea e orgânica. Lembre que a comunicação hoje é feita não só pela marca, mas pelas opiniões de anônimos e do boca a boca digital, de forma colaborativa. Comunicação não é só falar, mas, sobretudo escutar e agir.

4. Integre e seja consistente
Por último, a cada ação planejada, pense em como ela se integra ao que já vem sendo construído a partir dos esforços de comunicação anteriores. As mensagens, ações e formatos evoluem, mas devem ter coerência para não confundir e manter a atratividade.

Lembre-se de que mais do que uma visão quantitativa e imediatista, baseada num grande volume de ações, likes e pessoas impactadas, é preciso ter uma visão qualitativa e de longo prazo, baseada na história que a marca quer contar e no relacionamento que está sendo construído com seu público de interesse.

Um ponto de atenção é para a continuidade das ações, principalmente nas redes sociais. É melhor ter poucos canais da marca, mas que sejam sempre atualizados e monitorados, do que ter vários desatualizados e nos quais os consumidores não recebem respostas às suas solicitações.












 

Conselhos para uma boa imagem no meio digital



As maneiras de divulgar a sua marca mudam a cada ano, e a internet é um dos veículos que mais recebe investimentos publicitários a cada ano – uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) prevê que até o fim de 2014 os números devem chegar a mais de R$ 7 bilhões, apenas no Brasil. Para Moema Zuccherelli, diretora da Lide Multimídia (Curitiba-PR), uma das maiores agências de comunicação empresarial e Relações Públicas do sul do Brasil, criar e fazer a manutenção de uma boa imagem para sua empresa é uma estratégia que muitas empresas acabam tendo dificuldades de estabelecer. "Com um número cada vez maior de segmentos no mercado, é requisito básico para qualquer negócio saber se inserir nas suas áreas de interesse", afirma Moema, que tem em seu rol de clientes nomes como Ambev, Casa Cor e MRV Engenharia, entre outros. "É preciso criar um posicionamento de marca e administrá-lo, independentemente da área em que se atua." Veja cinco conselhos essenciais da diretora da Lide Multimídia para construir uma boa imagem para sua empresa no meio digital:
Conheça seu negócio
"O bom posicionamento de uma marca e a venda de sua imagem surge a partir do know-how e de um diagnóstico do mercado em que se está inserido. Se mostrar consistente – e cumprir essa consistência com resultados – não só cria uma reputação de credibilidade, mas estabelece também valores que serão utilizados no futuro para consolidar sua imagem: qualidade, conhecimento de sua área e profissionalismo. Para isso, o planejamento e um diagnóstico do nicho em que se está inserido é fundamental. Definido o público alvo e suas necessidades, mais prática será a construção da imagem e quais os veículos para chegar ao seu consumidor."
Personalizar o atendimento nas redes sociais
"Estar nas mídias sociais é oferecer um canal de comunicação aberto com o seu cliente, uma conversa direta sem intermediador. Poucas se dão conta disso, mas este é mais um serviço em que é necessária mão de obra qualificada. Uma boa equipe de social media tem mais chance de potencializar a maneira que o público vê a sua empresa do que um anúncio de página inteira num jornal, dependendo da situação. Diálogo franco e honesto – além de agilidade nas respostas, algo muito exigido na era digital – são as bases desse tipo de contato."
Conteúdo relevante
"Mais do que curtidas e seguidores, é preciso engajar usuários nos assuntos divulgados pela empresa. No Facebook, por exemplo, a opção ‘parar de seguir’ descarta para sempre qualquer assunto que não interesse ao usuário e esteja amontoado em seu feed de notícias. Isso transforma aquela curtida em apenas mais um número que até pode servir para aumentar a reputação de sua empresa, porém não tem utilidade para estabelecer um canal de comunicação. Evitar institucionais irrelevantes para a vida do cliente e ter sempre assuntos dinâmicos (em que se possa inserir determinadas ações da empresa) são o caminho ideal para ter feedback e repercussão nas redes."
Engajamento (com responsabilidade)
 "A participação dos funcionários nas ações da empresa costumam ser benéficas, e são potencializadas num ambiente de interação como a internet. Perguntas de clientes respondidas por perfis próprios costumam render uma boa aceitação, além de mostrar quem são os profissionais responsáveis pelo que eles consomem. No entanto, é preciso sincronia entre o que diz o perfil da empresa e o dos funcionários, para não haver contradições no futuro: já se tornaram comuns virais e memes em que um empregado acaba sendo mal-educado ou postando algo que vai na contramão da proposta de uma empresa."
Facilidade de acesso
"Algo a se aprender com grandes companhias tecnológicas, como Apple e Google, é que o minimalismo é o que dita todas as suas empreitadas. Apesar de oferecerem serviços que costumam ditar tendências, o design de seus sites e gadgets costumam ser simples e instintivos, com uma curva de aprendizado grande. Assim deve ser o site oficial da sua empresa: em vez de uma introdução com vídeos ou animações, opte por ser direto ao assunto e com poucas seções principais para divulgar o trabalho. O consumidor deve saber, naturalmente, chegar ao que lhe interessa em poucos cliques."
Redação Adnews



Como remover um vírus do Facebook - Dicas para limpar seu perfil


Por Paulo Alves Para o TechTudo

No Facebook talvez não haja nada mais incômodo do que vírus espalhados por seus amigos e, às vezes, por você mesmo. Muitos deles ficam escondidos e, em alguns casos, podem até fazer o usuário passar vergonha. Veja algumas dicas que ajudam a se livrar deste problema e limpar de vez o seu perfil.
Facebook, Twitter e sites afetados por hack resetam senhas de usuários
Há basicamente três formas de garantir que seu Facebook está limpo. Confira!
Vírus facebook (Foto: Reprodução/crashmasters.com) 

Dicas ajudam a se livrar dos vírus do Facebook 
1) Remova aplicativos maliciosos
Aplicativos são um dos principais meios de infectar sua conta na rede social. Muito publicam conteúdo sem seu conhecimento pois, sem querer, você pode ter permitido que eles o fizessem no momento da instalação. Veja como removê-los.
Passo 1. Acesse sua conta no Facebook e clique no símbolo de engrenagem no canto superior direito da tela. Depois, escolha a opção “Configurações de Privacidade”;
Acesse as opções de privacidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Acesse as opções de privacidade (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 

Acesse as opções de privacidade no Facebook

Passo 2. No menu lateral, clique em “Aplicativos”;
Analise quais apps são inúteis ou você não lembra de ter instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Analise quais apps são inúteis ou você não lembra de ter instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 

Analise quais aplicativos são inúteis ou não

Passo 3. Olhe atentamente para a lista com seus aplicativos instalados. Se houver algum que você não tem certeza de ter instalado, remova sem medo, pois, se você não sabe o que é, no mínimo ele não lhe fará falta. Para isso, clique no “X” do lado direito do item;
Para exlcuir, basta clicar no botão à direita (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Para exlcuir, basta clicar no botão à direita (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 
Para excluir um aplicativo basta clicar no botão à direita

2) Remova extensões e plugins do navegador
Outra forma de ser infectado por vírus no Facebook é por meio de extensões e plugins no navegador. Para excluí-los, siga o passo a passo conforme o navegador que você utiliza.
No Google Chrome:
Passo 1. Clique no botão de menu, no canto superior direito, e depois em “Configurações”;
Vá nas configurações do Chrome para apagar extensões maliciosas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Vá nas configurações do Chrome para apagar extensões maliciosas (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Vá nas configurações do Chrome para apagar extensões maliciosas 

Passo 2. Vá até o item “Extensões”, no menu lateral, e identifique o que você não instalou manualmente. Há vários casos em que softwares baixados da Internet instalam plugins no navegador sem que você saiba que está dando permissão para isso, pois escondem o "aceite" no setup do programa;
Identifique alguns plugin que você não se lembre de ter instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Identifique alguns plugin que você não se lembre de ter instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Identifique alguns plugins que você não se lembre de ter instalado )

Passo 3. Ao identificar uma extensão maliciosa – que contenha nomes desconhecidos ou que você não lembra de ter usado – exclua clicando no ícone de lixeira. Você também tem a opção de desativá-la clicando na caixa ao lado. Se quiser você pode voltar a ativá-la a qualquer momento;
Ao escolher, clique no botão de lixeira (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ao escolher, clique no botão de lixeira (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 

Ao escolher, clique no botão de lixeira

No Mozilla Firefox:
Passo 1. Clique no botão “Firefox” no canto superior esquerdo e vá até “Complementos”;
No Firefox, vá em Complementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: No Firefox, vá em Complementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves))No Firefox, vá em Complementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Avalie a lista de plugins e veja se há algum com nome desconhecido;
Veja na lista quais os plugins suspeitos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja na lista quais plugins parecem suspeitos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Ao selecionar os plugins que deseja inutilizar vá até o botão do lado direito do item e marque a opção “Nunca ativar”;

Ao identificar algum com nome desconhecido, desabilite no menu lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ao identificar algum com nome desconhecido, desabilite no menu lateral 
No Internet Explorer:
Passo 1. Acesse as configurações do navegador clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito. Em seguida, escolha a opção “Gerenciar Complementos”;
No IE, acesse a opção Gerenciar Complementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: No IE, acesse a opção Gerenciar Complementos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 

No IE, acesse a opção Gerenciar Complementos 
Passo 2. Em “Barras de ferramenta e Extensões”, procure por itens desconhecidos ou inúteis;
Veja na lista quais são os plugins que merecem sua atenção - procure por nomes desconhecidos ou que você não se lembre de ter instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Veja na lista quais são os plugins que merecem sua atenção - procure por nomes desconhecidos ou que você não se lembre de ter instalado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 

Procure por nomes desconhecidos ou que você não se lembre de ter instalado

Passo 3. Ao selecionar, clique no item e, na janela abaixo, escolha “Desabilitar”;
Para inutilizar qualquer um, basta selecionar e clicar em Desabilitar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) 
Para inutilizar qualquer um, basta selecionar e clicar em Desabilitar 

3) Configure suas opções de segurança
O Facebook oferece alguns recursos que permitem deixar sua conta mais segura - por meio de senhas extras e notificações no celular e e-mail - quando possivelmente alguém acessar seu perfil sem permissão.
Passo 1. Abra as configurações de privacidade e, em seguida, clique em “Segurança”;
Ative o máximo de configurações de segurança que puder no Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ative o máximo de configurações de segurança que puder no Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Alves)) 
Ative o máximo de configurações de segurança que puder no Facebook

Passo 2. Escolha algum dos recursos disponíveis, como “Navegação segura”, onde você habilita links https sempre que possível; “Contatos de confiança”, que ajudam você a designar pessoas que podem confirmar que você é você em caso de roubo de senha; além de “Dispositivos Reconhecidos” e “Sessões Ativas”, que te permitem identificar quem está acessando a sua conta e, assim, descobrir se há algum acesso indevido;
Passo 3. Clique em “Editar” do lado direito do item e siga as instruções na tela;
Basta ativar cada uma e seguir as instruções na tela, como a Aprovação de Login (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Basta ativar cada uma e seguir as instruções na tela, como a Aprovação de Login (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Basta ativar cada uma, como a Aprovação de Login, e seguir as instruções 
(Foto: Reprodução/Paulo Alves) 
 Lembre-se sempre que, ao identificar um comportamento estranho na sua linha do tempo, o primeiro passo é mudar a senha da conta no Facebok. Assim você evita que o problema se agrave caso tenha sido provocado por uma alguém que roubou suas credenciais. Para os demais casos, as dicas acima devem ser suficientes para remover os vírus.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pinturas com Lápis de Cor - Dicas/Técnicas/Materiais e Tudo Sobre Livros de Colorir para Adultos.


Conheça a ilustradora capaz de criar imagens realistas usando lápis de cor


Você acha que manda bem na arte de colorir? Você pode até tentar, mas dificilmente chegará perto do que faz a ilustradora Heather Rooney, de apenas 20 anos de idade. Essa jovem — que é autodidata — consegue capturar os rostos das pessoas apenas olhando para eles e reproduzir tudo usando apenas lápis de cor!
Os desenhos fotorrealistas ficam perfeitos e até se parecem com fotos impressas, mas não são.
Veja, a seguir, algumas das reproduções feitas por Heather e se impressione com a capacidade incrível dessa garota em desenhar rostos humanos, uma habilidade que poucos artistas
possuem  nesse nível de perfeição.


Heather também grava a si mesma fazendo os desenhos. As técnicas usadas por ela são de deixar qualquer pessoa boquiaberta! Ela captura os mínimos detalhes como gotas de suor, lágrimas, brilho dos olhos e muito mais. Harry Potter, Justin Timberlake, Ellen DeGeneres e até mesmo o nosso craque Neymar Junior estão entre os retratados. Fonte: Tatiane do Amaral Ribeiro







O mundo dos lápis

Lápis de cor tem uma infinidade de grandes atributos para oferecer ao artista iniciante ou experiente. Eles são portáteis, não tóxico, fácil de usar, dependendo da marca e qualidade do lápis de cor, eles podem ter um baixo custo ou não, e para aqueles interessados ​​em explorar a sua gama completa, eles são absolutamente indispensáveis.
Não tem segredo para pintar com lápis de cor, como a maioria das pessoas imaginam, mas há técnicas de como usá-lo e a prática para elaborar pinturas bem feitas ou até mesmo desenvolver novas técnicas de como pintar com os mesmos.
Demorei muito tempo para criar essa página de como pintar à lápis de cor, porque buscava uma maneira simples de esclarecer dúvidas ou ensinar a pintar com eles. Devo mencionar, que as técnicas apresentada nesta página não são as melhores ou única maneira de se pintar à lápis de cor, quem já utiliza "profissionalmente" esse material em suas ilustrações, normalmente tem sua própria maneira de manuseá-lo que aprendeu com o tempo de prática e observação.
Escolhendo o material

Se é a primeira vez que você está pintando à lápis de cor, então experimente um pequeno conjunto de 12 ou 24 cores para ver se gosta do material. No Brasil há muitas boas opções para atender todas as aplicações do desenho, como paisagens ou retratos. As marcas de melhor qualidade são mais duradouras. Os lápis de cor são melhores para contornos e podem sobrepor as cores de várias maneiras.

Use os lápis de cor para desenhar linhas de contorno e linhas paralelas ou cruzadas para criar sombras, faça rabiscos, sobreponha as cores ou desenhe linhas juntas para produzir áreas de cor.





Lápis

Existem três tipos básicos de lápis de cor. Os lápis a base de cera, que são os da imagem acima, os lápis a base de óleo (conhecidos como giz de cera, algumas marcas importadas tem seu corpo de madeira também, mas são como os giz de cera que conhecemos) e lápis solúveis em água (que tem uma pasta de goma, que reage à água, semelhante à pintura aquarela), ou seja os lápis aquareláveis. Cada marca de lápis tem características próprias que valem a pena experimentar. Muitas lojas de artesanato ou de arquitetura vendem lápis individualmente, marcando mais fácil para você misturar e combinar seus lápis, conforme necessário.

Eu recomendo marcas como: Faber Castell comum ou escolar, Staedtler, Polycolor (a base de cera) e Mondeluz (aquarelável) da Koh-I-Noor. Essas marcas você poderá encontrar em qualquer loja de materiais artísticos especializadas. As marcas como: Prismacolor, Derwent e Raffiné, que também uso, não estão a venda no Brasil, só é possível comprá-los em sites internacionais de venda como Ebay e Amazon.com ou outros similares.


Borrachas


O sucesso de apagar suas marcas de lápis de cor depende de dois fatores principais: a cor da linha de lápis e a quantidade de pressão que foi aplicada. Cores escuras tendem a manchar o papel, tornando-os difíceis de remover, e as linhas pesadas são difíceis de apagar, especialmente se a superfície do papel foi amassado. Eu costumo usar as borrachas Tombow ou Staedtler (da direita para esquerda na imagem acima) para apagar grandes áreas borradas com resíduos dos lápis que vão se espalhando conforme vai riscando o papel, principalmente quando houve pressão do lápis sobre o papel durante a pintura. Para as áreas mais difíceis, use uma borracha elétrica (canto da esquerda para a direita), que também é difícil de encontras nas lojas brasileiras.



Não use borrachas de vinil para remover lápis de cor, o atrito entre a borracha e o papel pode realmente retirar a cera do papel, mas também machuca o papel, estragando a qualidade da sua arte.

 Apontador ou Estilete?
Com os apontadores, você pode conseguir vários efeitos, dependendo de como afiada ou longa você quer a ponto do lápis, mas geralmente você vai querer manter seus lápis bem apontados em todos os momentos. Apesar de ter apontador, eu raramente uso, porque eles têm uma tendência a quebrar as pontas de lápis e triturar a madeira, mesmo sendo a melhor marca de apontador portátil, mas alguns artistas gostam deles. Os apontadores elétricos são os mais indicados tanto para lápis de cor como para lápis grafites, isso  se você quer as pontas sempre perfeitas e afiadas, porém são muito caros. Eu prefiro o estilete, pois me poupa de ficar apontando várias vezes em curto tempo, normalmente faço pontas longas e não muito afiadas. Para áreas muito pequenas que exige uma precisão dos riscos ou uma pintura bem delicada, ou seja, pontas bem afiadas e se possível longas, eu uso as minas grafites (abaixo imagem 01) para lapiseira 3.8mm da Koh-I-Noor que são vendidas em 24 cores e também avulso. Além dessas, há as mina grafite 2.0mm, com bastante cores variadas também da Koh-I-Noor  e a mina grafite 0.7mm da Pentel, mas que infelizmente no Brasil encontramos apenas das cores azul e vermelho. ( imagem 02)


Imagem 01
Mina grafite aquarelável koh-I-Noor


 
Imagem 02


Lápis Incolor ou Misturador de Cores



Estas ferramentas são basicamente lápis de cor, mas sem qualquer pigmento, e eles são ótimos para criar suaves misturas brilhantes. Depois de aplicar duas ou mais camadas de cores diferentes, estes lápis quando riscados em cima da área colorida, as cores se misturam. A superfície do papel vai se tornar um pouco escorregadio depois de usar um misturador (blender), por isso todas as cores que você adicionar sobre a camada onde foi utilizado o lápis incolor, irá deslizar facilmente no papel. Essa técnica é chamada de "polimento" (ilustração abaixo) é muito útil para fazer superfícies brilhantes em uma pintura à lápis de cor, ou quando você quer deixar a pintura mais uniforme, lisa sem ter que fazer pressão durante está colorindo seus desenhos.

 Infelizmente esses lápis misturadores de cores ainda não estão disponíveis no Brasil, somente em site internacionais. Porém, há outra alternativa de fazer a técnica de polimento, usando os marcadores coloridos, ou o marcador blender (ilustração abaixo), que são vendidos avulso ou em estojos das marcas promarker ou copic.


Marcadores Blender são ainda mais eficaz do que liquidificador lápis na mistura suas cores. Eles trabalham para dissolver suas cores e misturá-los direito no papel, o que lhe permite atingir uma aparência lisa.


Papel


Sua escolha do papel é o fator mais importante na forma como o seu trabalho vai sair. Muitos trabalhos não irão realizar-se aos rigores da aplicação de várias camadas de cor, de modo que vale a pena tomar um tempo para testar um novo papel antes de investir muito tempo em um projeto e acabar ficando frustrado e achar que pintar não é a sua praia. Se você está planejando usar lápis aquareláveis e desmanchar sua pigmentação posteriormente, certifique-se de usar papel de aquarela. Não há uma regra que diga qual é o melhor papel para pintar à lápis de cor, o que há é como o artista gosta da textura de sua pintura. Tanto faz se o papel for branco ou colorido, liso ou poroso, cada artista descobrirá o seu papel favorito para usar essa técnica de pintura, por isso é sempre bom, investir em tipos de papeis de tonalidade, gramas e marcas diferentes. Eu, particularmente, amo pintar em papéis coloridos e de 100 à 224g/m², marcas como Mi-teinte, Canson - linha universtária e Filiart Renaud são os meus favoritos. 


Materiais Extras



Os materiais extras podem ser muito importante no acabamento de sua pintura. 
Um pincel de pó (1) pode ser muito útil para remover suavemente o resíduo do lápis de seu papel, pois sua mão pode manchar as cores e se soprar no papel pode deixar gotas de saliva.  
A fita crepe (2) pode ser usado para fixar o seu papel na mesa, evitando ficar girando o papel enumeras vezes, onde haverá outros possíveis resíduos de lápis e sujando o seu papel frente e verso. 
Os lápis de cor policromos e aquareláveis ( quando a pintura for sem adição de água) facilmente borram, então ao final da pintura, usar spray fixadores (3-5) pode ser de extrema importância para durabilidade de sua arte, só não exagera na aplicação, pois alguns fixadores podem deixar uma camada fina de névoa azul esbranquiçada ou amarelada de cera que pode se desenvolver quando você trabalha com várias camadas de cor e aplica pressão no papel. 
Sabe quando o lápis já está no seu finalzinho, que já é quase impossível de segurá-lo entre seus dedos e continuar pintando? Pois bem, o prolongador de lápis (6) foi criado para isso, para você poder aproveitar ao máximo do seus lápis de cor. 
Se você não tem prática com estilete para deixar suas pontas bem finas, ou com apontadores, que sempre acaba quebrando as pontas e ter que apontar novamente. Você pode usar a lixa para lápis (4) tanto para grafites como para lápis de cores, se preferir, as lixas comuns para madeira também serve. 
E como toque final em sua pintura, vc pode dar alguns efeitos de luz usando a caneta Posca (7 - 8) branca ou preta ou qualquer outra cor que você queira dar mais destaque no seu trabalho.


Como misturar e combinar as cores
Os lápis de cores são transparentes, porém não é possível misturar as cores como se estivesse usando tintas ou pasteis. Para formar as misturas de cores, você precisa criar camadas em cima de camada de cor.
Roda de cores


A roda de cores é uma ferramenta de referência útil para a compreensão das relações de cores. Sabendo onde cada cor encontra-se no círculo de cores torna fácil entender como as cores se relacionam e reagem uma com a outro.
 Na imagem acima, A roda de cores básicas é formadas pelas três cores primarias  e as secundárias em fatias menores centralizadas nas cores terciárias.

Conhecendo um pouco sobre a teoria da cor básica pode realmente ajudá-lo  no desenho com lápis de cor.
*Exercício: Crie uma roda de cores básicas.

     Para ter uma noção de como as cores funcionam juntas e se relacionam entre si, faça uma roda de cores. 

Use um prato para fazer o círculo e divida-o em seis fatias. Coloque as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) em cantos opostos e distante um do outro, ou seja, pintando uma fatia e a outra não. Nas fatias que ficarão vazias, coloque as cores secundárias:
  • Verde - formado por azul e amarelo
  • Laranja - formado por amarelo e vermelho
  • Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho
E pronto você terá sua primeira roda de cores básicas.  
Você pode continuar a fazendo isso com uma roda maior dividido em 12 ou 24 fatias e continue a misturar as cores primárias e cores secundárias juntas. quando misturamos as cores primárias com as secundárias encontraremos as cores terciárias. Fazer uma roda de cores com lápis de cor, não é necessário misturar as cores como foi falado anteriormente, pois num estojo de 24 cores, pode se dizer que se encontrará as cores primárias, secundárias, terciárias e as complementares, vc só precisa saber quais são cores corretas que pertencem a cada grupo.
Cores Terciárias


 Cores Complementares


As cores complementares são as duas cores em frente a outra na roda de cores (como o vermelho e o verde, laranja e azul ou amarelo e roxo).


Usando Cores Complementares
Quando colocados lado a lado, as cores complementares ficam vivas, formando contrastes interessantes. Usando uma cor complementar no fundo fará com que o desenho se destaque, impressão de estar fora do papel.


  

Agora pratique bastante as combinações de cores, a imagem acima serve de exemplo para você trabalhar, mas você também pode experimentar outras combinações.


Você também pode fazer um aquecimento antes de realmente pintar. Em um pedaço de papel de rascunho, faça diferentes rabiscos e linhas, mude a pressão e tente segurar seu lápis de diferentes maneiras.



A maneira como você segura o lápis terá um impacto direto sobre os traços que você fará. Alguns rabiscos permitirá que você pressione com mais firmeza sobre o papel, resultando em traços escuros, densos.







 Bom, agora é só pegar seus lápis de cores e papel e praticar muuuuito. :) 

Agora que você já tem uma certa prática de como segurar o seu lápis de cor vamos seguir com algumas dicas básicas de dar volumes nos desenhos.

Seguindo Contornos

Para que os desenhos pareçam naturaia e e tenham volume e profundidade, os traços de lápis de cor, e (se necessário traços subsequentes de água ou solvente, deve ser sempre aplicados na mesma direção e seguir os contornos, textura ou grão do tema a ser colorido.


Adição de cor gradualmente
Independentemente da técnica, a cor é sempre adicionado de forma gradual, com o mínimo de pressão possível e uma ponta de lápis afiada.

Aplicação pesada de pigmento feito tudo de uma vez vence a sua capacidade de utilizar características exclusivas translúcidas de lápis de cor, porque eles são simplesmente dominado.

 

 




Contaminação de cor


As cores podem ser contaminadas sem querer misturar uma com a outro. Devido a translucidez do lápis de cor, a contaminação é mais perceptível quando a cor escura é arrastado para uma cor clara, como mostra a imagem abaixo. Para evitar a contaminação de áreas de cor mais clara, o ideal é arrastar a cor clara para cor mais escura.

 Pintando da escura para o mais claro

Pinte o valor mais escuro de uma área específica em primeiro lugar, e em seguida, adicione cores mais claras na parte superior. A translucidez única do lápis de cor permite que os valores mais escuros apareça através de cores mais claras pintadas sobre eles, enquanto as cores mais claras mantêm a sua visibilidade.

 
 Agora que tal usar esse mesmo exemplo e tentar pintar o seu próprio vaso, ou desenhe qualquer outro o objeto no qual você poderá aplicar essa mesma técnica.  
Fonte:  Leila Nogueira
















Pinturas Espetaculares Feitas Com Lápis de Cor





.


























Tudo sobre livros de colorir para adultos

 Fonte: Sabrina Olivetti
livros de colorir para adultos
Os livros de colorir para adultos são a febre do momento. Quem aqui não ouviu algo sobre Jardim Secreto ou Floresta Encantada ultimamente? Se você ainda não aderiu à novidade, certamente tem algum amigo animadão com livros e lápis de cor, não é? Dizem que os livros de colorir são um passatempo ótimo e muito bons contra o stress. Sem contar que dá uma saudadinha da época de criança!
Hoje te mostro tudinho sobre os livros, onde comprar, títulos nacionais e importados, opções de lápis de cor e até alguns vídeos com dicas para colorir com lápis, vem comigo!
livros de colorir para adultos

Livros de colorir Jardim Secreto e Floresta Encantada: os famosos!

Os dois livros para colorir mais famosos no momento são o Jardim Secreto e o Floresta Encantada, da autora Johanna Basford. Ambos medem 25 x 25 cm e tem mais ou menos 76 páginas para colorir. As folhas são grossas e de um material bom, então dá para usar canetinha e apertar o lápis o quanto quiser sobre as páginas.
A diferença destes livros para os infantis é que ele são super detalhados e minuciosos. São vários desenhos com formas miúdas, ótimos para quem procura um passatempo. Acredito que as crianças não teriam paciência para os desenhos tão detalhados e pequenininhos destes livros. Alguns desenhos são mais figurativos, como casinhas na floresta, outros são mais malucões com formas fazendo desenhos abstratos.
 livros de colorir para adultos Jardim Secreto

Onde comprar os livros para colorir Jardim Secreto e Floresta Encantada

Pensando em fazer uma pesquisa de preços para ver onde os livros para colorir são mais em conta? Não precisa, já fiz isto para você! Jardim Secreto e Floresta Encatanda voam das prateleiras, mas quase toda livraria tem os títulos para vender. Para os dois livros existe uma diferença de preços entre R$22,40 e R$29,90.
O lugar mais em conta que encontrei o Jardim Secreto e o Floresta Ecantada foi a Livraria da Folha que está com os títulos em oferta por R$22,40. A pesquisa foi feita em 16/04/2015.
livros de colorir para adultos
Mas para compras online, não esqueça de ver o frete para sua cidade. Aqui para Curitiba, o lugar mais em conta, somando os valores foi a Saraiva. Abaixo tem uma listinha dos lugares com preços, links e o valor do frete para entrega em Curitiba.
Saraiva – R$23,90 + R$2,90: R$26,80
Livraria da Folha – R$22,40 + R$5,23 de frete: R$27,63
Cia dos Livros – R$22,43 + R$9,03: R$31,46
Americanas – R$29,90 + R$5,35: R$35,25
Submarino - R$29,90 + R$5,35:  R$35,25
Livraria Cultura – R$29,90 + R$5,40:  R$35,30
O Submarino tem a opção de comprar os dois livros juntos por R$52,90 (R$26,45 por cada).
livros de colorir para adultos

Livros de colorir para adultos encontrados no Brasil

Além dos dois mais famosos, existem outros títulos à venda no Brasil. Eu vi na loja o Fantasia Celta e também achei a qualidade das páginas bem boa, e neste, os desenhos não são tão miudinhos como do Jardim Secreto. O tema vai do gosto do freguês e também do tanto de paciência que cada um tem para colorir desenhos com mais ou menos detalhes. Abaixo tem uma seleção de alguns títulos com os devidos links para as lojas online.
 livros de colorir para adultos

Livros de colorir para adultos na Amazon

Se você acha que são poucas as opções de livros em prateleiras nacionais, a boa notícia é: livros não podem ser taxados em compras internacionais. Então, as compras na Amazon estão liberadas sem medo de taxas. Vale prestar atenção no frete e também na cotação do dólar antes de fazer seu pedido. Abaixo tem algumas opções de livros para colorir para adultos que encontrei por lá com os respectivos preços e links.
 livros de colorir para adultos
Se o seu negócio são os livros para ler mesmo, aqui tem 5 sugestões de ótimos livros para ler no seu tempo livre.

Para colorir: lápis de cor

O jeito mais fácil de colorir seus livros para adultos é com lápis de cor. Quando eu era criança as opções eram: lápis de cor com 12, 24 ou 48 unidades. E só! Hoje tem lápis de cor de tudo que é jeito, desde os aquarelados até os com várias cores num lápis só. Posso comprar um monte deles com a desculpa que é uma terapia de relaxamento? Ah, já aviso, depois que começar a colorir, você vai achar a caixa de 12 cores muito básica e vai querer mais opções.
Se você quiser, pode se manter fiel as raízes e se divertir com os lápis tradicionais, porém, os lápis aquarelados entregam mais cor – mesmo que não queira usar o pincel molhado para fazer a aquarela em si.
Materiais para o livro Jardim Secreto
Se você quiser, também pode colorir seu livro com giz de cera, giz pastel ou até mesmo caneta hidrocor. Fiz um teste com vários materiais mas não teve jeito, o lápis aquarelado fica melhor mesmo. Veja abaixo. Semana que vem eu volto com outro post com mais indicações de materiais para colorir, me aguarde!
livros de colorir para adultos
Resultados com vários materiais diferentes.
Se você gosta de projetos manuais do tipo Faça Você Mesmo, pode gostar deste tutorial super fácil de como fazer imãs de geladeira com fotos do Instagram e deste com um D.I.Y. de uma quadrinho super fofo de avisos.
Materiais para o livro Jardim Secreto
O que eu tenho: giz pastel, giz de cera em formato de lápis, lápis aquarelado, giz de cera plástico e canetas hidrocor. O giz pastel eu tinha em casa, o resto comprei na Kalunga do shopping Estação em Curitiba.

Inspiração para colorir livros de pintura

Como muitas pessoas estão animadonas com os livros de pintura, várias estão compartilhando os desenhos nas redes sociais. No Instagram, procure por hashtags relacionadas aos livros para ver os desenhos coloridos e se inpirar, só clicar em: #johannabasford, #jardimsecreto, #florestaencantada, #secretgarden ou #enchantedforest. Até quem não tem Instagram pode clicar nestes links e ver os desenhos.



.

Inspiração de livro de colorir para adulto Jardim Secreto


 Observação:
Os livros não vem com lápis e a procura está grande, muitos estão esgotados no comércio.