quinta-feira, 30 de abril de 2015

Dicas e dúvidas sobre o WhatsApp




O WhatsApp é o messenger mais usado em smartphones, conhecido como  o “SMS grátis”. Ele funciona mandando uma mensagem de texto via 3G, como um e-mail, mas isso você já deve saber.

Então vamos ao que interessa. Há alguns recursos pouco divulgados que podem ajudar a usar o WhatsApp “at full power”, pra você realmente extrair o sumo do aplicativo.
Se liga nisso aqui:

Desabilitar armazenamento de imagens – Por padrão, toda vez que alguém te manda uma foto, ela é armazenada em um álbum do seu celular, seja no cartão SD ou na memória interna do aparelho.

Isso pode ser chato, não só porque ocupa espaço no seu celular, mas também porque nem todas as fotos você quer que estejam lá quando você está mostrando fotos para os seus amigos, né?

Então a solução é fácil: Vá em Configurações, Configurações de Chat e deslize para a esquerda o botão “Salvar Mídia Recebida”.

Excluí minhas conversas sem querer – Aquele momento desesperador em que você apaga tudo quando queria apenas um histórico.

WhatsApp faz backup das suas conversas a cada 24 horas. Então você precisa remover e instalar novamente o aplicativo. Após a reinstalação, você verá a mensagem
“Deseja restaurar seu histórico?”, dessa vez, clique em “sim” com bastante certeza e tudo estará resolvido.

Selecionar vários emoji de uma vez – Para ter emotions no iPhone e no Android, você precisa baixar o app Emoji. Feito isso, ele se integrará ao teclado do WhatsApp. Se você quiser selecionar vários deles de uma só vez, clique e segure o ícone do Emoji e a tela ficará aberta por bastante tempo e só fechará quando você clicar na caixa de texto novamente.

Mudei de número e o WhatsApp não – Isso é normal. Vá em Configurações, Configurações de Chat e selecione Avançado e então altere seu número.

Bloquear contato indesejado – Amigo chato todo mundo tem, se não teve, vai ter. Pra deixar esse mala de fora da sua vida, pelo menos no WhatsApp, vá em Configurações, Configurações de Chat e selecione adicione o número dele lá.

Papel de parede – Você pode personalizar as suas janelas de mensagens. Vá em Configurações de chat e escolha uma imagem para estar de fundo toda vez que você enviar uma mensagem.
OBS: Diferente do quase aposentado MSN (Windows Live messenger), o wallpaper será exibido apenas para você (e não pra quem está conversando com você) e você poderá escolher apenas uma imagem para todas as conversas, e não uma para cada contato.

Para excluir a sua conta no WhatsApp vá em Configurações, Configurações de Chat e selecioneApagar conta WhatsApp











Perguntas e dúvidas frequentes sobre o WhatsApp

O WhatsApp é, sem dúvida, um dos apps mais usados para enviar mensagens grátis com um smartphone, mas possivelmente é o que gera mais dúvidas também.

Dá para saber se alguém leu minha mensagem? Como excluir minha conta? Dá para ficar invisível? Já respondemos todas estas dúvidas no nosso Guia sobre o WhatsApp.

Mas, como o número de pessoas com as mesmas perguntas é grande, decidimos reunir as dúvidas e perguntas mais comuns sobre o WhatsApp e respondê-las aqui:
1. Não quero que um contato veja que eu tenho WhatsApp. É possível?

Não.

Mesmo se você bloquear um contato, se ele tiver o seu número de telefone você vai aparecer na lista dele. Ele só não vai ver você caso não tenha o seu celular anotado na lista de contatos dele.

Atenção: O fato que você não veja uma pessoa nos seus contatos não significa que ela não possa ver você. Se ela tiver o seu celular, você estará visível no WhatsApp dela, mesmo que você não saiba o telefone dela.
2. Posso ficar invisível no WhatsApp?

Sim.

No iPhone basta selecionar a opção de não mostrar a sua última conexão. Desta forma seus amigos não verão mais a informação "visto às 13h".

Eles só vão perceber quando você se conectou se acessarem o WhatsApp ao mesmo tempo que você estiver online.

No Android você deve ligar o modo avião antes de ler e responder qualquer mensagem e religar depois que fechar o WhatsApp, para enviar a mensagem.

Outra opção é usar o WhatShadow: um app que desliga suas conexões ao abrir o app, para não aparecer online aos seus contatos.

Atenção: Se você se conectar no WhatsApp enquanto o seu contato tiver a janela de chat aberta, você aparecerá como online, mesmo usando o iPhone.
3. Se dão o meu número velho de celular para alguém, esta pessoa poderá ver minhas mensagens e contatos do WhatsApp?

Não.

Mesmo que o WhatsApp funcione usando o seu número de celular, as informações como contatos, histórico de mensagens e arquivos recebidos são guardados no seu dispositivo.

O que pode acontecer quando você muda de número de telefone é que a pessoa com seu número antigo receba mensagens dos seus contatos, caso você não exclua sua conta do WhatsApp.

Para evitar problemas com mudanças de número, o WhatsApp recomenda o seguinte:

    Colocar uma mensagem de estado com o seu novo número.
    Enviar uma mensagem para todos os contatos informando a mudança de celular
    Apagar sua conta:

    Android: Configurações > Informações de conta > Excluir minha conta
    iPhone: Opções > Opções de conversa > Avançado > Apagar minha conta
    BlackBerry: Configurações > Informações da conta > Excluir minha conta
    Nokia: Opções > Sobre > Informações da conta > Opções > Apagar conta
    Windows Phone: Configurações > Conta > Apagar conta

Ao apagar a sua conta, todo o histórico de mensagens, informação de pagamento e grupos do WhatsApp são apagados. Isso fará que sua conta desapareça.
4. O WhatsApp é grátis ou pago?

O WhatsApp é pago.

Sempre foi e sempre será.

O que acontece é que em algumas versões você pode testar o aplicativo por um tempo (que pode durar mais de um ano), mas depois terá que pagar para continuar, mesmo que seja muito pouco.
5. Dá para apagar um contato para sempre?

Sim.

Basta tirar o número da agenda do aparelho celular e apagar o histórico de mensagens. Se você não quer que a pessoa envie mensagens, também deve bloquear o contato.

Mas lembre-se: se você tiver o número da pessoa na agenda de contatos, ela vai aparecer nos contatos do WhatsApp.
6. É possível ver se a pessoa leu a mensagem do WhatsApp?

Não.

Não dá pra saber. O famoso duplo tique verde só significa que a pessoa recebeu a mensagem. Só para lembrar:
Mensagem ainda não foi enviada     Mensagem recebida pelo servidor     Mensagem recebida no aparelho
       
7. Uma pessoa pode ver que está bloqueada?

Não.

Quando você bloqueia uma pessoa, ela continua tendo você nos contatos, mas não consegue ver a última vez que você se conectou no WhatsApp.

O contato bloqueado poderá enviar mensagens, mas elas nunca chegarão no seu dispositivo. No celular da pessoa, aparecerá apenas o primeiro tique verde.

Mas ela poderá deduzir depois de um tempo que você a bloqueou, ao ver que você não responde as mensagens, não aparece online ou as mensagens não chegam no seu celular (não aparece o duplo tique verde).

Claro que você pode falar que seu dispositivo quebrou ou que o seu WhatsApp não funciona mais...
8. É possível apagar uma mensagem ou foto do celular da outra pessoa, depois de enviada?

Não.

Você só tem a opção de apagar a mensagem do histórico do seu celular.

O máximo que você pode fazer, caso a mensagem ainda não tenha sido enviada e ainda aparecer com o reloginho, é desligar todas as conexões e apagar a mensagem antes que apareça o primeiro tique verde.
9. É verdade que o WhatsApp precisa comprovar usuários ativos?

Não.

O boato dizendo para você encaminhar uma mensagem para 10 contatos é falso. Se você receber essa mensagem pelo WhatsApp, não a repasse a outras pessoas. Se possível, gaste uns minutos para avisar quem a enviou de que se trata de uma mentira.
10. Quando convido alguém a um grupo, ela pode ler as mensagens anteriores?

Não.

A pessoa que entra em um grupo do WhatsApp só consegue ler as mensagens enviadas depois que ela foi convidada. Ela não consegue ler o histórico de mensagens anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário