terça-feira, 21 de abril de 2015

10 sintomas que nos alertam sobre uma possível depressão

10 sintomas que nos alertam sobre uma possível depressão

Depressão. É um dos diagnósticos mais frequentes nas consultas de atenção primária, um transtorno do estado de ânimo que paralisa nossas vidas e atrapalha a nossa felicidade. Por que está se tornando tão habitual hoje em dia? Pressão no trabalho, sensação de solidão, problemas familiares, falta de espaço pessoal e de qualidade de vida…
Os fatores que determinam uma depressão são vários, além de serem muito pessoais. Devemos lembrar que nenhuma depressão é igual, e que nem todas as pessoas processam as emoções e os problemas da mesma maneira. Assim, na hora de tratar uma depressão, precisamos de diversas áreas: terapias de enfrentamento, suporte farmacológico, apoio social e, acima de tudo, uma clara vontade pessoal de superar esta dificuldade.
Veremos hoje neste artigo quais são os sintomas mais relevantes da depressão, para a sua saúde e bem estar.

Sintomas de uma possível depressão

tristeza
Há uma informação importante que é transmitida por muitos profissionais de saúde: a depressão nunca é fácil de diagnosticar, já que, em algumas ocasiões, se confunde com outras doenças secundárias. Normalmente os médicos de cuidados primários têm pouco tempo para chegar a um diagnóstico, e muitas vezes se concentram mais nos sintomas, como dor de cabeça ou insônia, do que na autêntica realidade subjacente: a depressão.
Por isso é fundamental que nós mesmos sejamos conscientes do que está ocorrendo. O desânimo, a tristeza ou a frustração muitas vezes se apresentam juntos com doenças psicossomáticas, efeitos secundários de um problema emocional que não foi tratado de forma eficaz. Dessa forma, tenha em mente os seguintes sintomas. Se você se identificar com 4 ou mais deles, poderíamos estar falando de um indício de depressão.

1. A insônia

Não estamos falando de uma insônia temporária, mas sim de algo crônico que nos impeça de recuperar forças, que faça com que nos levantemos cansados e desanimados. É comum recorrer a soníferos para encontrar o descanso, mas o normal é que seja difícil pegar no sono quando nos deitamos porque há algo que nos preocupa.

2. Alterações no apetite

Você nota que tem comido por ansiedade? Ou talvez seja daqueles que perderam completamente a vontade de comer? Algumas pessoas ganham peso sem saber por que, enquanto outras caem em perigosos estados de anorexia que escondem, na realidade, uma depressão.

3. Pensamentos obsessivos

ansiedade
Algumas ideias simplesmente não somem da nossa mente. Perguntas, imagens ou recordações das quais não podemos nos livrar. São pensamentos obsessivos que nos enchem de ansiedade e que não podemos controlar. Algo assim gera um grande esgotamento mental e uma grande desesperança.

4. Pensamentos negativos e de culpa

Além de todos estes pensamentos obsessivos, é muito comum cairmos em um negativismo muito característico. Vemos tudo pelo lado mais escuro e perdemos a vontade de nos levantar pela manhã. Nos atormentamos com sentimentos de culpa. Inclusive, é difícil aceitar a ajuda de outras pessoas, e preferimos nos manter na solidão.

5. Dificuldade de concentração

Estamos ausentes, desconcentrados. Esquecemos de muitas coisas e é muito difícil direcionar nossa atenção a algo concreto. Sentimos-nos cansados e nos sentimos ainda mais esgotados quando os outros nos chamam à atenção por nossos equívocos e esquecimentos.

6. Dificuldade para tomar decisões

cansaço

Você sabe que deveria pedir ajuda, ou mais ainda,  é consciente de que o melhor para você seria enfrentar o que está acontecendo. Entretanto, você se sente incapaz de fazê-lo. O cansaço físico e mental é tão elevado que não deixa que você se entenda com você mesma. Você se sente frágil e ferida, incapaz de tomar decisões firmes.

7. O grande cansaço matinal

As pessoas com depressão costumam coincidir em um aspecto muito claro: as manhãs são o pior momento do dia. Abrir os olhos e ter que enfrentar uma nova jornada é algo que nos esgota. Sentimos-nos muito lentos e sem nenhuma força para sair da cama.

8. A luz nos incomoda

A pessoa com depressão prefere estar em um cômodo com as cortinas fechadas, onde a luz não seja muito intensa. Preferimos a solidão e o recolhimento.

9. Dor física

dor-fisica

Enxaquecas, problemas musculares, problemas digestivos, taquicardias, cansaço crônico… todos estes são sintomas psicossomáticos que nos alertam sobre uma possível depressão.

10. Falta de interesse social

Preferimos ficar sozinhos a nos relacionarmos com nossos amigos e até com nossos familiares. Perdemos inclusive o desejo por nosso companheiro, e é muito difícil ouvir os conselhos dos outros. Temos a sensação de que ninguém pode nos compreender, de que ninguém sente o que estamos sentindo.

Enfrentar uma depressão

felicidade

Como se enfrenta uma depressão? Precisamos ter algo claro: a depressão é enfrentada com coragem e com todas as forças que você possa encontrar internamente, aceitando toda a ajuda que, com sinceridade, aqueles que estão ao seu redor possam oferecer. Tome nota:
  • Pense que você tem direito a ser feliz de novo, que você deve recuperar a vontade de aproveitar o presente e o futuro. O passado é passado e não existe mais. O importante é o “aqui e agora” e a sua própria felicidade.
  • Uma depressão é superada passo a passo e através de pequenos sucessos cotidianos. Hoje você vai sair de casa e passear. Amanhã fará alguma pequena mudança: um novo corte de cabelo, um novo vestido, passar um tempo com alguém. O dia seguinte fará uma mudança maior, inscrever-se em um curso ou estabelecendo um objetivo mais complicado. Dia após dia, você irá se sentir melhor se começar a dar pequenos passos com segurança e autoestima.
  • Lembre-se de algo importante: Todos temos o direito de cair, mas é obrigatório nos levantarmos.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor. Me ajudou muito, muito obrigado. Abraços.

    ResponderExcluir