quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dicas para divulgar sua marca




As maneiras de baixo custo para divulgar sua marca


                                                                      Por Silvio Koiti Sato

A comunicação de marca é fundamental para o desenvolvimento de um negócio, não importa o seu tamanho. Atualmente, marcas são mais que um logotipo ou uma identidade visual que remete a um produto, serviço ou organização. Marcas representam visões de mundo, valores e significados que precisam ser gerenciados pelas empresas como ativos intangíveis que diferenciam, atraem e trazem valor adicional.

É preciso reconhecer que a comunicação se torna cada vez mais complexa em função do bombardeio de mensagens a que todos estamos submetidos durante todo o dia. Tendo um smartphone com acesso à Internet, existem tecnologias que permitem criar, editar e divulgar conteúdos com fotos, vídeos e textos instantaneamente.

Isto trouxe possibilidades amplas de comunicação que se abriram para todos, beneficiando indivíduos e também as pequenas e médias empresas, que não dispõem dos orçamentos gigantes de comunicação de organizações e marcas globais.

Entretanto, é preciso entender que tecnologias são ferramentas que devem ser escolhidas e utilizadas a partir de uma estratégia de comunicação adequada para a marca. O planejamento desta estratégia deve obedecer alguns passos:

1. Saiba com quem você quer falar
Antes de escolher ferramentas e ações de comunicação, é preciso saber quem é seu público, como ele se comporta e o que espera da sua marca. Procure ações focadas no seu alvo e evite dispersão do investimento.

Por exemplo: uma marca que atua e atende a um público de um determinado bairro, pode utilizar ações que privilegiem a variável geográfica, fechando parcerias com estabelecimentos, veículos e entidades da região e reforçando os laços com a comunidade local.

Em muitas ocasiões, o básico e o que parece mais simples e óbvio podem funcionar melhor ou serem mais adequados ao que a marca precisa num determinado momento.

2. Seja original e fiel à sua identidade
Saiba quem você é para se diferenciar e comunicar sua mensagem de forma relevante e original. Não tente copiar outras empresas e ser o que não é, inclusive em suas estratégias de divulgação. Não é porque seu concorrente utiliza uma rede social ou um determinado veículo de comunicação que você deve usar também.

Não siga receitas de bolo em comunicação, use o mix de ferramentas disponíveis de acordo com os objetivos e estágio de desenvolvimento de sua marca.

E saiba que tudo comunica: uma embalagem, um contato telefônico ou atendimento pessoal podem falar mais sobre sua marca do que uma campanha publicitária inteira.

3. Use o digital a seu favor
Há quem diga que o que não está na Internet não existe. Como vimos, o digital representa uma revolução que beneficia as pequenas e médias empresas em sua comunicação. É possível utilizar este ambiente para fins diversos, como atendimento, vendas e divulgação da sua marca.

Insira o digital tanto para pensar em estratégias de mídias pagas como banners e links patrocinados, passando pela criação de perfis em redes sociais como Facebook, YouTube, Twitter, LinkedIn e Instagram.

É possível também entender melhor seu consumidor a partir do que ele está falando sobre a marca de forma espontânea e orgânica. Lembre que a comunicação hoje é feita não só pela marca, mas pelas opiniões de anônimos e do boca a boca digital, de forma colaborativa. Comunicação não é só falar, mas, sobretudo escutar e agir.

4. Integre e seja consistente
Por último, a cada ação planejada, pense em como ela se integra ao que já vem sendo construído a partir dos esforços de comunicação anteriores. As mensagens, ações e formatos evoluem, mas devem ter coerência para não confundir e manter a atratividade.

Lembre-se de que mais do que uma visão quantitativa e imediatista, baseada num grande volume de ações, likes e pessoas impactadas, é preciso ter uma visão qualitativa e de longo prazo, baseada na história que a marca quer contar e no relacionamento que está sendo construído com seu público de interesse.

Um ponto de atenção é para a continuidade das ações, principalmente nas redes sociais. É melhor ter poucos canais da marca, mas que sejam sempre atualizados e monitorados, do que ter vários desatualizados e nos quais os consumidores não recebem respostas às suas solicitações.












 

Conselhos para uma boa imagem no meio digital



As maneiras de divulgar a sua marca mudam a cada ano, e a internet é um dos veículos que mais recebe investimentos publicitários a cada ano – uma pesquisa do Interactive Advertising Bureau (IAB) prevê que até o fim de 2014 os números devem chegar a mais de R$ 7 bilhões, apenas no Brasil. Para Moema Zuccherelli, diretora da Lide Multimídia (Curitiba-PR), uma das maiores agências de comunicação empresarial e Relações Públicas do sul do Brasil, criar e fazer a manutenção de uma boa imagem para sua empresa é uma estratégia que muitas empresas acabam tendo dificuldades de estabelecer. "Com um número cada vez maior de segmentos no mercado, é requisito básico para qualquer negócio saber se inserir nas suas áreas de interesse", afirma Moema, que tem em seu rol de clientes nomes como Ambev, Casa Cor e MRV Engenharia, entre outros. "É preciso criar um posicionamento de marca e administrá-lo, independentemente da área em que se atua." Veja cinco conselhos essenciais da diretora da Lide Multimídia para construir uma boa imagem para sua empresa no meio digital:
Conheça seu negócio
"O bom posicionamento de uma marca e a venda de sua imagem surge a partir do know-how e de um diagnóstico do mercado em que se está inserido. Se mostrar consistente – e cumprir essa consistência com resultados – não só cria uma reputação de credibilidade, mas estabelece também valores que serão utilizados no futuro para consolidar sua imagem: qualidade, conhecimento de sua área e profissionalismo. Para isso, o planejamento e um diagnóstico do nicho em que se está inserido é fundamental. Definido o público alvo e suas necessidades, mais prática será a construção da imagem e quais os veículos para chegar ao seu consumidor."
Personalizar o atendimento nas redes sociais
"Estar nas mídias sociais é oferecer um canal de comunicação aberto com o seu cliente, uma conversa direta sem intermediador. Poucas se dão conta disso, mas este é mais um serviço em que é necessária mão de obra qualificada. Uma boa equipe de social media tem mais chance de potencializar a maneira que o público vê a sua empresa do que um anúncio de página inteira num jornal, dependendo da situação. Diálogo franco e honesto – além de agilidade nas respostas, algo muito exigido na era digital – são as bases desse tipo de contato."
Conteúdo relevante
"Mais do que curtidas e seguidores, é preciso engajar usuários nos assuntos divulgados pela empresa. No Facebook, por exemplo, a opção ‘parar de seguir’ descarta para sempre qualquer assunto que não interesse ao usuário e esteja amontoado em seu feed de notícias. Isso transforma aquela curtida em apenas mais um número que até pode servir para aumentar a reputação de sua empresa, porém não tem utilidade para estabelecer um canal de comunicação. Evitar institucionais irrelevantes para a vida do cliente e ter sempre assuntos dinâmicos (em que se possa inserir determinadas ações da empresa) são o caminho ideal para ter feedback e repercussão nas redes."
Engajamento (com responsabilidade)
 "A participação dos funcionários nas ações da empresa costumam ser benéficas, e são potencializadas num ambiente de interação como a internet. Perguntas de clientes respondidas por perfis próprios costumam render uma boa aceitação, além de mostrar quem são os profissionais responsáveis pelo que eles consomem. No entanto, é preciso sincronia entre o que diz o perfil da empresa e o dos funcionários, para não haver contradições no futuro: já se tornaram comuns virais e memes em que um empregado acaba sendo mal-educado ou postando algo que vai na contramão da proposta de uma empresa."
Facilidade de acesso
"Algo a se aprender com grandes companhias tecnológicas, como Apple e Google, é que o minimalismo é o que dita todas as suas empreitadas. Apesar de oferecerem serviços que costumam ditar tendências, o design de seus sites e gadgets costumam ser simples e instintivos, com uma curva de aprendizado grande. Assim deve ser o site oficial da sua empresa: em vez de uma introdução com vídeos ou animações, opte por ser direto ao assunto e com poucas seções principais para divulgar o trabalho. O consumidor deve saber, naturalmente, chegar ao que lhe interessa em poucos cliques."
Redação Adnews



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