quarta-feira, 22 de abril de 2015

Pinturas com Lápis de Cor - Dicas/Técnicas/Materiais e Tudo Sobre Livros de Colorir para Adultos.


Conheça a ilustradora capaz de criar imagens realistas usando lápis de cor


Você acha que manda bem na arte de colorir? Você pode até tentar, mas dificilmente chegará perto do que faz a ilustradora Heather Rooney, de apenas 20 anos de idade. Essa jovem — que é autodidata — consegue capturar os rostos das pessoas apenas olhando para eles e reproduzir tudo usando apenas lápis de cor!
Os desenhos fotorrealistas ficam perfeitos e até se parecem com fotos impressas, mas não são.
Veja, a seguir, algumas das reproduções feitas por Heather e se impressione com a capacidade incrível dessa garota em desenhar rostos humanos, uma habilidade que poucos artistas
possuem  nesse nível de perfeição.


Heather também grava a si mesma fazendo os desenhos. As técnicas usadas por ela são de deixar qualquer pessoa boquiaberta! Ela captura os mínimos detalhes como gotas de suor, lágrimas, brilho dos olhos e muito mais. Harry Potter, Justin Timberlake, Ellen DeGeneres e até mesmo o nosso craque Neymar Junior estão entre os retratados. Fonte: Tatiane do Amaral Ribeiro







O mundo dos lápis

Lápis de cor tem uma infinidade de grandes atributos para oferecer ao artista iniciante ou experiente. Eles são portáteis, não tóxico, fácil de usar, dependendo da marca e qualidade do lápis de cor, eles podem ter um baixo custo ou não, e para aqueles interessados ​​em explorar a sua gama completa, eles são absolutamente indispensáveis.
Não tem segredo para pintar com lápis de cor, como a maioria das pessoas imaginam, mas há técnicas de como usá-lo e a prática para elaborar pinturas bem feitas ou até mesmo desenvolver novas técnicas de como pintar com os mesmos.
Demorei muito tempo para criar essa página de como pintar à lápis de cor, porque buscava uma maneira simples de esclarecer dúvidas ou ensinar a pintar com eles. Devo mencionar, que as técnicas apresentada nesta página não são as melhores ou única maneira de se pintar à lápis de cor, quem já utiliza "profissionalmente" esse material em suas ilustrações, normalmente tem sua própria maneira de manuseá-lo que aprendeu com o tempo de prática e observação.
Escolhendo o material

Se é a primeira vez que você está pintando à lápis de cor, então experimente um pequeno conjunto de 12 ou 24 cores para ver se gosta do material. No Brasil há muitas boas opções para atender todas as aplicações do desenho, como paisagens ou retratos. As marcas de melhor qualidade são mais duradouras. Os lápis de cor são melhores para contornos e podem sobrepor as cores de várias maneiras.

Use os lápis de cor para desenhar linhas de contorno e linhas paralelas ou cruzadas para criar sombras, faça rabiscos, sobreponha as cores ou desenhe linhas juntas para produzir áreas de cor.





Lápis

Existem três tipos básicos de lápis de cor. Os lápis a base de cera, que são os da imagem acima, os lápis a base de óleo (conhecidos como giz de cera, algumas marcas importadas tem seu corpo de madeira também, mas são como os giz de cera que conhecemos) e lápis solúveis em água (que tem uma pasta de goma, que reage à água, semelhante à pintura aquarela), ou seja os lápis aquareláveis. Cada marca de lápis tem características próprias que valem a pena experimentar. Muitas lojas de artesanato ou de arquitetura vendem lápis individualmente, marcando mais fácil para você misturar e combinar seus lápis, conforme necessário.

Eu recomendo marcas como: Faber Castell comum ou escolar, Staedtler, Polycolor (a base de cera) e Mondeluz (aquarelável) da Koh-I-Noor. Essas marcas você poderá encontrar em qualquer loja de materiais artísticos especializadas. As marcas como: Prismacolor, Derwent e Raffiné, que também uso, não estão a venda no Brasil, só é possível comprá-los em sites internacionais de venda como Ebay e Amazon.com ou outros similares.


Borrachas


O sucesso de apagar suas marcas de lápis de cor depende de dois fatores principais: a cor da linha de lápis e a quantidade de pressão que foi aplicada. Cores escuras tendem a manchar o papel, tornando-os difíceis de remover, e as linhas pesadas são difíceis de apagar, especialmente se a superfície do papel foi amassado. Eu costumo usar as borrachas Tombow ou Staedtler (da direita para esquerda na imagem acima) para apagar grandes áreas borradas com resíduos dos lápis que vão se espalhando conforme vai riscando o papel, principalmente quando houve pressão do lápis sobre o papel durante a pintura. Para as áreas mais difíceis, use uma borracha elétrica (canto da esquerda para a direita), que também é difícil de encontras nas lojas brasileiras.



Não use borrachas de vinil para remover lápis de cor, o atrito entre a borracha e o papel pode realmente retirar a cera do papel, mas também machuca o papel, estragando a qualidade da sua arte.

 Apontador ou Estilete?
Com os apontadores, você pode conseguir vários efeitos, dependendo de como afiada ou longa você quer a ponto do lápis, mas geralmente você vai querer manter seus lápis bem apontados em todos os momentos. Apesar de ter apontador, eu raramente uso, porque eles têm uma tendência a quebrar as pontas de lápis e triturar a madeira, mesmo sendo a melhor marca de apontador portátil, mas alguns artistas gostam deles. Os apontadores elétricos são os mais indicados tanto para lápis de cor como para lápis grafites, isso  se você quer as pontas sempre perfeitas e afiadas, porém são muito caros. Eu prefiro o estilete, pois me poupa de ficar apontando várias vezes em curto tempo, normalmente faço pontas longas e não muito afiadas. Para áreas muito pequenas que exige uma precisão dos riscos ou uma pintura bem delicada, ou seja, pontas bem afiadas e se possível longas, eu uso as minas grafites (abaixo imagem 01) para lapiseira 3.8mm da Koh-I-Noor que são vendidas em 24 cores e também avulso. Além dessas, há as mina grafite 2.0mm, com bastante cores variadas também da Koh-I-Noor  e a mina grafite 0.7mm da Pentel, mas que infelizmente no Brasil encontramos apenas das cores azul e vermelho. ( imagem 02)


Imagem 01
Mina grafite aquarelável koh-I-Noor


 
Imagem 02


Lápis Incolor ou Misturador de Cores



Estas ferramentas são basicamente lápis de cor, mas sem qualquer pigmento, e eles são ótimos para criar suaves misturas brilhantes. Depois de aplicar duas ou mais camadas de cores diferentes, estes lápis quando riscados em cima da área colorida, as cores se misturam. A superfície do papel vai se tornar um pouco escorregadio depois de usar um misturador (blender), por isso todas as cores que você adicionar sobre a camada onde foi utilizado o lápis incolor, irá deslizar facilmente no papel. Essa técnica é chamada de "polimento" (ilustração abaixo) é muito útil para fazer superfícies brilhantes em uma pintura à lápis de cor, ou quando você quer deixar a pintura mais uniforme, lisa sem ter que fazer pressão durante está colorindo seus desenhos.

 Infelizmente esses lápis misturadores de cores ainda não estão disponíveis no Brasil, somente em site internacionais. Porém, há outra alternativa de fazer a técnica de polimento, usando os marcadores coloridos, ou o marcador blender (ilustração abaixo), que são vendidos avulso ou em estojos das marcas promarker ou copic.


Marcadores Blender são ainda mais eficaz do que liquidificador lápis na mistura suas cores. Eles trabalham para dissolver suas cores e misturá-los direito no papel, o que lhe permite atingir uma aparência lisa.


Papel


Sua escolha do papel é o fator mais importante na forma como o seu trabalho vai sair. Muitos trabalhos não irão realizar-se aos rigores da aplicação de várias camadas de cor, de modo que vale a pena tomar um tempo para testar um novo papel antes de investir muito tempo em um projeto e acabar ficando frustrado e achar que pintar não é a sua praia. Se você está planejando usar lápis aquareláveis e desmanchar sua pigmentação posteriormente, certifique-se de usar papel de aquarela. Não há uma regra que diga qual é o melhor papel para pintar à lápis de cor, o que há é como o artista gosta da textura de sua pintura. Tanto faz se o papel for branco ou colorido, liso ou poroso, cada artista descobrirá o seu papel favorito para usar essa técnica de pintura, por isso é sempre bom, investir em tipos de papeis de tonalidade, gramas e marcas diferentes. Eu, particularmente, amo pintar em papéis coloridos e de 100 à 224g/m², marcas como Mi-teinte, Canson - linha universtária e Filiart Renaud são os meus favoritos. 


Materiais Extras



Os materiais extras podem ser muito importante no acabamento de sua pintura. 
Um pincel de pó (1) pode ser muito útil para remover suavemente o resíduo do lápis de seu papel, pois sua mão pode manchar as cores e se soprar no papel pode deixar gotas de saliva.  
A fita crepe (2) pode ser usado para fixar o seu papel na mesa, evitando ficar girando o papel enumeras vezes, onde haverá outros possíveis resíduos de lápis e sujando o seu papel frente e verso. 
Os lápis de cor policromos e aquareláveis ( quando a pintura for sem adição de água) facilmente borram, então ao final da pintura, usar spray fixadores (3-5) pode ser de extrema importância para durabilidade de sua arte, só não exagera na aplicação, pois alguns fixadores podem deixar uma camada fina de névoa azul esbranquiçada ou amarelada de cera que pode se desenvolver quando você trabalha com várias camadas de cor e aplica pressão no papel. 
Sabe quando o lápis já está no seu finalzinho, que já é quase impossível de segurá-lo entre seus dedos e continuar pintando? Pois bem, o prolongador de lápis (6) foi criado para isso, para você poder aproveitar ao máximo do seus lápis de cor. 
Se você não tem prática com estilete para deixar suas pontas bem finas, ou com apontadores, que sempre acaba quebrando as pontas e ter que apontar novamente. Você pode usar a lixa para lápis (4) tanto para grafites como para lápis de cores, se preferir, as lixas comuns para madeira também serve. 
E como toque final em sua pintura, vc pode dar alguns efeitos de luz usando a caneta Posca (7 - 8) branca ou preta ou qualquer outra cor que você queira dar mais destaque no seu trabalho.


Como misturar e combinar as cores
Os lápis de cores são transparentes, porém não é possível misturar as cores como se estivesse usando tintas ou pasteis. Para formar as misturas de cores, você precisa criar camadas em cima de camada de cor.
Roda de cores


A roda de cores é uma ferramenta de referência útil para a compreensão das relações de cores. Sabendo onde cada cor encontra-se no círculo de cores torna fácil entender como as cores se relacionam e reagem uma com a outro.
 Na imagem acima, A roda de cores básicas é formadas pelas três cores primarias  e as secundárias em fatias menores centralizadas nas cores terciárias.

Conhecendo um pouco sobre a teoria da cor básica pode realmente ajudá-lo  no desenho com lápis de cor.
*Exercício: Crie uma roda de cores básicas.

     Para ter uma noção de como as cores funcionam juntas e se relacionam entre si, faça uma roda de cores. 

Use um prato para fazer o círculo e divida-o em seis fatias. Coloque as três cores primárias (azul, amarelo e vermelho) em cantos opostos e distante um do outro, ou seja, pintando uma fatia e a outra não. Nas fatias que ficarão vazias, coloque as cores secundárias:
  • Verde - formado por azul e amarelo
  • Laranja - formado por amarelo e vermelho
  • Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho
E pronto você terá sua primeira roda de cores básicas.  
Você pode continuar a fazendo isso com uma roda maior dividido em 12 ou 24 fatias e continue a misturar as cores primárias e cores secundárias juntas. quando misturamos as cores primárias com as secundárias encontraremos as cores terciárias. Fazer uma roda de cores com lápis de cor, não é necessário misturar as cores como foi falado anteriormente, pois num estojo de 24 cores, pode se dizer que se encontrará as cores primárias, secundárias, terciárias e as complementares, vc só precisa saber quais são cores corretas que pertencem a cada grupo.
Cores Terciárias


 Cores Complementares


As cores complementares são as duas cores em frente a outra na roda de cores (como o vermelho e o verde, laranja e azul ou amarelo e roxo).


Usando Cores Complementares
Quando colocados lado a lado, as cores complementares ficam vivas, formando contrastes interessantes. Usando uma cor complementar no fundo fará com que o desenho se destaque, impressão de estar fora do papel.


  

Agora pratique bastante as combinações de cores, a imagem acima serve de exemplo para você trabalhar, mas você também pode experimentar outras combinações.


Você também pode fazer um aquecimento antes de realmente pintar. Em um pedaço de papel de rascunho, faça diferentes rabiscos e linhas, mude a pressão e tente segurar seu lápis de diferentes maneiras.



A maneira como você segura o lápis terá um impacto direto sobre os traços que você fará. Alguns rabiscos permitirá que você pressione com mais firmeza sobre o papel, resultando em traços escuros, densos.







 Bom, agora é só pegar seus lápis de cores e papel e praticar muuuuito. :) 

Agora que você já tem uma certa prática de como segurar o seu lápis de cor vamos seguir com algumas dicas básicas de dar volumes nos desenhos.

Seguindo Contornos

Para que os desenhos pareçam naturaia e e tenham volume e profundidade, os traços de lápis de cor, e (se necessário traços subsequentes de água ou solvente, deve ser sempre aplicados na mesma direção e seguir os contornos, textura ou grão do tema a ser colorido.


Adição de cor gradualmente
Independentemente da técnica, a cor é sempre adicionado de forma gradual, com o mínimo de pressão possível e uma ponta de lápis afiada.

Aplicação pesada de pigmento feito tudo de uma vez vence a sua capacidade de utilizar características exclusivas translúcidas de lápis de cor, porque eles são simplesmente dominado.

 

 




Contaminação de cor


As cores podem ser contaminadas sem querer misturar uma com a outro. Devido a translucidez do lápis de cor, a contaminação é mais perceptível quando a cor escura é arrastado para uma cor clara, como mostra a imagem abaixo. Para evitar a contaminação de áreas de cor mais clara, o ideal é arrastar a cor clara para cor mais escura.

 Pintando da escura para o mais claro

Pinte o valor mais escuro de uma área específica em primeiro lugar, e em seguida, adicione cores mais claras na parte superior. A translucidez única do lápis de cor permite que os valores mais escuros apareça através de cores mais claras pintadas sobre eles, enquanto as cores mais claras mantêm a sua visibilidade.

 
 Agora que tal usar esse mesmo exemplo e tentar pintar o seu próprio vaso, ou desenhe qualquer outro o objeto no qual você poderá aplicar essa mesma técnica.  
Fonte:  Leila Nogueira
















Pinturas Espetaculares Feitas Com Lápis de Cor





.


























Tudo sobre livros de colorir para adultos

 Fonte: Sabrina Olivetti
livros de colorir para adultos
Os livros de colorir para adultos são a febre do momento. Quem aqui não ouviu algo sobre Jardim Secreto ou Floresta Encantada ultimamente? Se você ainda não aderiu à novidade, certamente tem algum amigo animadão com livros e lápis de cor, não é? Dizem que os livros de colorir são um passatempo ótimo e muito bons contra o stress. Sem contar que dá uma saudadinha da época de criança!
Hoje te mostro tudinho sobre os livros, onde comprar, títulos nacionais e importados, opções de lápis de cor e até alguns vídeos com dicas para colorir com lápis, vem comigo!
livros de colorir para adultos

Livros de colorir Jardim Secreto e Floresta Encantada: os famosos!

Os dois livros para colorir mais famosos no momento são o Jardim Secreto e o Floresta Encantada, da autora Johanna Basford. Ambos medem 25 x 25 cm e tem mais ou menos 76 páginas para colorir. As folhas são grossas e de um material bom, então dá para usar canetinha e apertar o lápis o quanto quiser sobre as páginas.
A diferença destes livros para os infantis é que ele são super detalhados e minuciosos. São vários desenhos com formas miúdas, ótimos para quem procura um passatempo. Acredito que as crianças não teriam paciência para os desenhos tão detalhados e pequenininhos destes livros. Alguns desenhos são mais figurativos, como casinhas na floresta, outros são mais malucões com formas fazendo desenhos abstratos.
 livros de colorir para adultos Jardim Secreto

Onde comprar os livros para colorir Jardim Secreto e Floresta Encantada

Pensando em fazer uma pesquisa de preços para ver onde os livros para colorir são mais em conta? Não precisa, já fiz isto para você! Jardim Secreto e Floresta Encatanda voam das prateleiras, mas quase toda livraria tem os títulos para vender. Para os dois livros existe uma diferença de preços entre R$22,40 e R$29,90.
O lugar mais em conta que encontrei o Jardim Secreto e o Floresta Ecantada foi a Livraria da Folha que está com os títulos em oferta por R$22,40. A pesquisa foi feita em 16/04/2015.
livros de colorir para adultos
Mas para compras online, não esqueça de ver o frete para sua cidade. Aqui para Curitiba, o lugar mais em conta, somando os valores foi a Saraiva. Abaixo tem uma listinha dos lugares com preços, links e o valor do frete para entrega em Curitiba.
Saraiva – R$23,90 + R$2,90: R$26,80
Livraria da Folha – R$22,40 + R$5,23 de frete: R$27,63
Cia dos Livros – R$22,43 + R$9,03: R$31,46
Americanas – R$29,90 + R$5,35: R$35,25
Submarino - R$29,90 + R$5,35:  R$35,25
Livraria Cultura – R$29,90 + R$5,40:  R$35,30
O Submarino tem a opção de comprar os dois livros juntos por R$52,90 (R$26,45 por cada).
livros de colorir para adultos

Livros de colorir para adultos encontrados no Brasil

Além dos dois mais famosos, existem outros títulos à venda no Brasil. Eu vi na loja o Fantasia Celta e também achei a qualidade das páginas bem boa, e neste, os desenhos não são tão miudinhos como do Jardim Secreto. O tema vai do gosto do freguês e também do tanto de paciência que cada um tem para colorir desenhos com mais ou menos detalhes. Abaixo tem uma seleção de alguns títulos com os devidos links para as lojas online.
 livros de colorir para adultos

Livros de colorir para adultos na Amazon

Se você acha que são poucas as opções de livros em prateleiras nacionais, a boa notícia é: livros não podem ser taxados em compras internacionais. Então, as compras na Amazon estão liberadas sem medo de taxas. Vale prestar atenção no frete e também na cotação do dólar antes de fazer seu pedido. Abaixo tem algumas opções de livros para colorir para adultos que encontrei por lá com os respectivos preços e links.
 livros de colorir para adultos
Se o seu negócio são os livros para ler mesmo, aqui tem 5 sugestões de ótimos livros para ler no seu tempo livre.

Para colorir: lápis de cor

O jeito mais fácil de colorir seus livros para adultos é com lápis de cor. Quando eu era criança as opções eram: lápis de cor com 12, 24 ou 48 unidades. E só! Hoje tem lápis de cor de tudo que é jeito, desde os aquarelados até os com várias cores num lápis só. Posso comprar um monte deles com a desculpa que é uma terapia de relaxamento? Ah, já aviso, depois que começar a colorir, você vai achar a caixa de 12 cores muito básica e vai querer mais opções.
Se você quiser, pode se manter fiel as raízes e se divertir com os lápis tradicionais, porém, os lápis aquarelados entregam mais cor – mesmo que não queira usar o pincel molhado para fazer a aquarela em si.
Materiais para o livro Jardim Secreto
Se você quiser, também pode colorir seu livro com giz de cera, giz pastel ou até mesmo caneta hidrocor. Fiz um teste com vários materiais mas não teve jeito, o lápis aquarelado fica melhor mesmo. Veja abaixo. Semana que vem eu volto com outro post com mais indicações de materiais para colorir, me aguarde!
livros de colorir para adultos
Resultados com vários materiais diferentes.
Se você gosta de projetos manuais do tipo Faça Você Mesmo, pode gostar deste tutorial super fácil de como fazer imãs de geladeira com fotos do Instagram e deste com um D.I.Y. de uma quadrinho super fofo de avisos.
Materiais para o livro Jardim Secreto
O que eu tenho: giz pastel, giz de cera em formato de lápis, lápis aquarelado, giz de cera plástico e canetas hidrocor. O giz pastel eu tinha em casa, o resto comprei na Kalunga do shopping Estação em Curitiba.

Inspiração para colorir livros de pintura

Como muitas pessoas estão animadonas com os livros de pintura, várias estão compartilhando os desenhos nas redes sociais. No Instagram, procure por hashtags relacionadas aos livros para ver os desenhos coloridos e se inpirar, só clicar em: #johannabasford, #jardimsecreto, #florestaencantada, #secretgarden ou #enchantedforest. Até quem não tem Instagram pode clicar nestes links e ver os desenhos.



.

Inspiração de livro de colorir para adulto Jardim Secreto


 Observação:
Os livros não vem com lápis e a procura está grande, muitos estão esgotados no comércio.


3 comentários:

  1. Olá , adorei as dicas . gostaria de saber como faço para que as cores fiquem como nos desenhos da da artista Heather Rooney .
    O papel precisa ser bem liso como o sulfite ? Pra não ficar marcas ? .... Gostaria de saber uma marca de papel que fosse lisa mas não fina como o sulfite ,de preço baixo de preferência RS
    Amei os desenhos !!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá , adorei as dicas . gostaria de saber como faço para que as cores fiquem como nos desenhos da da artista Heather Rooney .
    O papel precisa ser bem liso como o sulfite ? Pra não ficar marcas ? .... Gostaria de saber uma marca de papel que fosse lisa mas não fina como o sulfite ,de preço baixo de preferência RS
    Amei os desenhos !!!!

    ResponderExcluir